Disponibilidade de medicamentos tópicos e oculares para o tratamento de conjuntivite alérgica nas farmácias privadas da cidade de Nampula, Moçambique, 2019

Autores

  • Joel de Melo Bambamba Universidade Lurio http://orcid.org/0000-0001-5055-881X
  • Ângela Joana Efécio Universidade Lurio
  • Belmiro Raúl Constantino Universidade Lurio
  • Jorge Josaphat Ferreira Universidade Única de Contagem

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v10.2810

Resumo

A Conjuntivite é um processo inflamatório da conjuntiva, caracterizado pela dilatação vascular, infiltração celular e exsudação. As patologias conjuntivais constituem 30 a 90% das consultas realizadas em oftalmología. Dentre elas as mais comuns são as patologias inflamatórias (conjuntivitis). A importância clínica da alergia ocular é devida mais a sua frequência do que a sua gravidade, apesar de poder levar a cegueira em alguns casos. Este estudo teve como objectivo, Avaliar a disponibilidade dos medicamentos tópico e oculares para o tratamento da conjuntivite alérgica nas Farmácias de cidade Nampula em Moçambique. Realizou-se um estudo observacional, dscritivo quantitativo, transversal e prospectivo, com base em um questionário para o levantamento da presença de 23 medicamentos. Das 41 farmácias, 87,8% tinham pelo menos 1 medicamento dos 23 nomes que constavam no questionário. Dos 23 itens seleccionados foram encontrados 13, correspondentes a 54,52%, a predniselona foi o mais encontrado com 82.9%, a Dexametazona com 21.6%. O grupo mais disponível foi de Corticosteroides 82,9%, seguido de Estabilizadores de mastócitos com 46,3% e o grupo indisponível foi o de anti-histamínicos. De forma geral, a disponibilidade de medicamentos para tratamento da conjuntivite alérgica nas farmácias da cidade de Nampula é relativamente alta, um número significativo de medicamentos está disponível nas farmácias privadas da cidade de Nampula, no entanto, verificou-se a ausência dos anti-histamínicos.

Palavras Chaves: Disponibilidade. Medicamento ocular. Tratamento. Conjuntivite Alérgica. Corticosteroides. Estabilizadores de mastócitos. Anti-histamínicos.

Biografia do Autor

Joel de Melo Bambamba, Universidade Lurio

Natural de Inhambane – Moçambique, é Licenciado em optometria pela Faculdade de ciências de saúde na Universidade Lúrio em Moçambique, atualmente cursa o Mestrado em Direção estratégica para Organizações de Saúde com especialidade em Gestão e Pesquisa sanitaria pela Fundação Universitária Iberoamericana. Desempenha a função de Pesquisador e Docente no curso de Licenciatura em Optometria na faculdade de ciências de saúde da Universidade Lúrio onde lecciona as disciplinas de Baixa Visão, Percepeção Visual e Neurofisiologia da Visão e Doenças Oculares.

Ângela Joana Efécio, Universidade Lurio

Natural de Maputo – Moçambique, é Licenciada em Optometria pela Faculdade de Ciências de Saúde  da Universidade Lúrio em Moçambiquedesde 2012, Mestre em Optometria Clínica e Visão pela Universidade de Alicante  em Espanha desde 2015. Actualmente desempenha a função de Docente no Curso de Licencitura de Optometria na Universidade Lúrio – faculdade de Ciências de saúde em Moçambique, nas disciplinas de Procedimentos Clínicos em Optometria e Optometria Clínica.

Belmiro Raúl Constantino, Universidade Lurio

Natural de Nampula, Moçambique, é estudante finalista do curso de Licenciatura em optometria na faculdade de ciências de saúde na Universidade Lúrio em Moçambique.

Jorge Josaphat Ferreira, Universidade Única de Contagem

Licenciado em Enfermagem, é Mestre em saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas no Brasil e, Mestre em Epidemiologia pela Faculdade de medicina da Universidade do Porto em Portugal. Actualmente desempenha o papel de decente na Universidade Única de Contagem.

Downloads

Publicado

2021-01-18

Como Citar

Bambamba, J. de M., Efécio, Ângela J., Constantino, B. R., & Ferreira, J. J. (2021). Disponibilidade de medicamentos tópicos e oculares para o tratamento de conjuntivite alérgica nas farmácias privadas da cidade de Nampula, Moçambique, 2019. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 10, 1–15. https://doi.org/10.24302/sma.v10.2810

Edição

Seção

Artigos