Disponibilidade de medicamentos tópicos e oculares para o tratamento de conjuntivite alérgica nas farmácias privadas da cidade de Nampula, Moçambique, 2019
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v10.2810Resumo
A Conjuntivite é um processo inflamatório da conjuntiva, caracterizado pela dilatação vascular, infiltração celular e exsudação. As patologias conjuntivais constituem 30 a 90% das consultas realizadas em oftalmología. Dentre elas as mais comuns são as patologias inflamatórias (conjuntivitis). A importância clínica da alergia ocular é devida mais a sua frequência do que a sua gravidade, apesar de poder levar a cegueira em alguns casos. Este estudo teve como objectivo, Avaliar a disponibilidade dos medicamentos tópico e oculares para o tratamento da conjuntivite alérgica nas Farmácias de cidade Nampula em Moçambique. Realizou-se um estudo observacional, dscritivo quantitativo, transversal e prospectivo, com base em um questionário para o levantamento da presença de 23 medicamentos. Das 41 farmácias, 87,8% tinham pelo menos 1 medicamento dos 23 nomes que constavam no questionário. Dos 23 itens seleccionados foram encontrados 13, correspondentes a 54,52%, a predniselona foi o mais encontrado com 82.9%, a Dexametazona com 21.6%. O grupo mais disponível foi de Corticosteroides 82,9%, seguido de Estabilizadores de mastócitos com 46,3% e o grupo indisponível foi o de anti-histamínicos. De forma geral, a disponibilidade de medicamentos para tratamento da conjuntivite alérgica nas farmácias da cidade de Nampula é relativamente alta, um número significativo de medicamentos está disponível nas farmácias privadas da cidade de Nampula, no entanto, verificou-se a ausência dos anti-histamínicos.
Palavras Chaves: Disponibilidade. Medicamento ocular. Tratamento. Conjuntivite Alérgica. Corticosteroides. Estabilizadores de mastócitos. Anti-histamínicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License. Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, permitindo-se a reprodução em outro periódico, se indicada a fonte. O mesmo deve ocorrer quando se quer publicar nesta revista, artigos já publicados em outras, desde que seja referenciada a origem na abertura do artigo.