Programa de intervenção para o manejo de resíduos em serviços de saúde

Autores

  • Renata Alves Bandeira Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)
  • Jessimira Soares Muniz Pitteri Secretaria Municipal da Saúde de Palmas - TO
  • Denia Rodrigues Chagas Faculdade Católica Dom Orione

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v10.2545

Resumo

Os hospitais são impressionantes geradores de resíduos, inerente à diversidade de atividades que são desenvolvidas dentro destas empresas. Dependendo do tipo de resíduo hospitalar, podemos eleger diferentes alternativas de tratamento e grande aproveitamento para a reciclagem. O presente estudo tem por objetivo analisar a relação entre a implementação de um programa de intervenção para o manejo de resíduos e a efetividade produzida com a mudança a partir de sua distribuição adequada. Trata-se de um estudo analítico/explicativo de causa-efeito, com análise estatística descritiva comparando o antes e depois da intervenção por meio da pesagem dos resíduos. Como resultado, verificou-se 13.298,37 kg em na primeira pesagem, referente a um mês de coleta, destes 17% foram classificados como infectantes e 83% como comuns. A partir da implementação do programa de intervenção, foi realizada nova pesagem por trinta dias e o total de resíduos apresentou uma redução de 3,75% (12.799,44 kg) mesmo havendo um número maior de atendimento que no mês da pesagem anterior. Destes 17% permaneceu como infectante, 42% como comum e 41% como reciclável, o que equivale a mais de 5.200 kg de resíduos reaproveitados. As estatísticas foram analisadas através de teste t (p=0.0294), o que comprova a redução. O programa de intervenção obteve alta efetividade, sendo a cozinha o setor com maior potencial para reciclagem, seguida da farmácia. Os resíduos orgânicos foram os mais reaproveitados com base no peso, seguidos por papelão. Os ganhos por meio deste programa são educativos, econômicos, sociais e ambientais.  

Palavras-chave: Gerenciamento de Resíduos. Reciclagem. Resíduos Hospitalares.

Biografia do Autor

Renata Alves Bandeira, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)

Doutora em Ciências Biomédicas pelo Centro Universitário Italiano Rosário (IUNIR-AR). Docente do curso de Psicologia. Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins - Enfermeira Técnica de Gerenciamento de Resíduos Hospitalares. Palmas (TO). Brasil.

Jessimira Soares Muniz Pitteri, Secretaria Municipal da Saúde de Palmas - TO

Doutora em Ciências Biomédicas pelo Centro Universitário Italiano Rosário (IUNIR-AR). Secretaria Municipal da Saúde de Palmas, Tocantins – Enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); Palmas (TO). Brasil.

Denia Rodrigues Chagas, Faculdade Católica Dom Orione

Pós doutora em docência universitária pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário (IUNIR-AR). Docente do curso de Direito. Faculdade Católica Dom Orione - Palmas (TO). Brasil.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Como Citar

Bandeira, R. A., Pitteri, J. S. M., & Chagas, D. R. (2021). Programa de intervenção para o manejo de resíduos em serviços de saúde. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 10, 210–226. https://doi.org/10.24302/sma.v10.2545

Edição

Seção

Artigos