Problemas de Saúde Ocupacional causados pela Questão do Ruído em uma Escola Municipal de Matinhos/PR
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2539Resumo
Os ambientes escolares estão submetidos a níveis de ruídos cada vez maiores em função de diversos fatores, internos e externos, que culminam com a deterioração da qualidade de vida dos profissionais em educação envolvidos no processo. Este artigo tem por objetivo caracterizar de forma quantitativa os níveis de ruído nestes ambientes, propondo ações e discussões para a diminuição deste nível de ruído. A coleta de dados foi realizada em uma Escola Municipal de Matinhos/PR em diversos ambientes, como salas de aula, corredores, biblioteca e pátio através de um decibelímetro digital, da marca Skill-Tec, modelo SKDEC-O1. Os resultados encontrados são alarmantes uma vez que os valores de intensidade sonora variaram de 66,7 dB a 88,7 dB, o que segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde está acima dos níveis tolerados. Algumas propostas simples como mudanças de Layout de ambientes, cortinas, móveis e isolamentos acústicos são apresentadas no intuito de se promover melhorias na qualidade de vida sonora interna da escola. Questões externas também foram levantadas, mostrando as causas que também podem contribuir negativamente, levando ao afastamento de professores e funcionários por problemas auditivos e vocais, Além destes, o excesso de som causa danos irreparáveis ao ouvido humano, o que contribui para dificuldades auditivas, vestibulares, vocais, psicológicas e até cardiológicas.
Palavras-chave: Intensidade Sonora. Poluição do Som. Ambientes Escolares. Saúde Coletiva.
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