A hora da história: oficina de contação de histórias para trabalhar temas em saúde com crianças
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v6i3.1667Palavras-chave:
Contação de histórias. Crianças. Promoção da Saúde.Resumo
INTRODUÇÃO: Trabalhar promoção da saúde explorando o universo infantil exige uma metodologia apropriada e criativa. O projeto “A Hora da História” é desenvolvido no município de Itaiópolis, Santa Catarina, com crianças de dois a seis anos de idade e consiste em contar histórias e a partir delas trabalhar temas em saúde e valores morais. A arte de contar histórias é utilizada desde muito antigamente pelos povos como meio de transmitir seus conhecimentos, mitos e rituais, disseminando seus costumes e sua cultura (SOUZA; BERNARDINO, 2011). Para trabalhar temas em saúde com crianças, as histórias servem de instrumento para acessá-las de forma lúdica e descontraída. Dentro das possibilidades da promoção da saúde, percebe-se diversas ações voltadas para gestantes, pessoas com doenças crônicas, adolescentes e adultos de uma forma geral. Entretanto, ações direcionadas à saúde do público infantil, principalmente na primeira infância (de zero a cinco anos), encontram-se muito relacionadas aos cuidados que os pais e adultos devem ter com a saúde das crianças, como por exemplo, o incentivo a amamentação e a vacinação. Este projeto desenvolve-se diretamente com as crianças, sendo um meio de interação que favorece a discussão e a conscientização das crianças sobre temas relacionados à saúde e valores morais. OBJETIVOS: Abordar assuntos relacionados à saúde e valores morais com crianças, além de estimular aspectos cognitivos, emocionais e sociais que auxiliem no desenvolvimento da criança. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O projeto teve início em setembro de 2017. Trata-se de uma atividade desenvolvida em parceria com quatro creches municipais, onde uma profissional da Prefeitura Municipal de Itaiópolis que atua na promoção da saúde desloca-se até as creches para fazer a contação. Inicialmente é realizado um momento de apresentações e dinâmicas para despertar a curiosidade das crianças. Em seguida é contada uma história utilizando recursos visuais e auditivos como fantasias, maquiagens, acessórios, instrumentos musicais, ilustrações e fantoches. As histórias podem ser contos de fadas, lendas, fábulas, contos populares, histórias retiradas da internet ou de livros, sempre adequadas à idade do público-alvo. Após a história é realizado um momento de interação com as crianças, com perguntas e reflexões sobre a história. Entre os temas trabalhados pode-se citar alimentação saudável, hábitos de higiene, como tomar banho e escovar os dentes e valores morais como respeito, cooperação, responsabilidade, honestidade, justiça, entre outros. São atendidas aproximadamente oitenta crianças semanalmente, dividas em turmas nas creches. RESULTADOS: Percebe-se que as crianças interagem entre si, com os personagens e com a contadora no momento da história. Respondem às perguntas e compreendem o sentido da história, relatando experiências pessoais relacionadas ao tema trabalhado. As professoras também relatam que após as histórias as crianças continuam lembrando e discutindo, fazendo comparações e associando os temas ao seu dia-a-dia. CONCLUSÕES: O desenvolvimento infantil é um processo constante que acontece por meio das interações e aprendizagens da criança. O projeto “A Hora da História” contribui nesse processo, sendo um meio de abordar temas em saúde com uma linguagem e metodologia adequadas ao universo infantil.