Educação ambiental: o papel dos gestores escolares / Environmental education: the role of school managers
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v7i1.1531Palavras-chave:
Educação Ambiental. Sustentabilidade. Meio Ambiente. Environmental Education. Sustainability. Environment.Resumo
Compreendamos a Educação Ambiental como sendo um bloco de ensinamentos teórico-práticos que objetiva fazer com que o indivíduo atente para as ações promovidas por ele mesmo e perceba a importância destas para a preservação e conservação do meio ambiente, visando o bem-estar e a saúde de todos os seres vivos. O objetivo desta pesquisa foi fazer um levantamento do perfil dos gestores escolares entrevistados, além de analisar as contribuições dos gestores para a promoção do conhecimento acerca dos temas “Sustentabilidade” e “Meio Ambiente”, contribuindo para a Educação Ambiental nas escolas e na sociedade. Esta é uma pesquisa de campo e apresentou uma abordagem qualitativa, sendo realizada em sete escolas de ensino público municipal da Regional V, na cidade de Fortaleza. Participaram desta pesquisa sete gestores escolares, das sete escolas que foram o cenário desta pesquisa. Utilizou-se um questionário e uma entrevista semi-estruturada para a coleta de dados. Sobre o exercício da função de gestor, percebeu-se que 71,4% dos entrevistados gerem apenas uma escola, enquanto apenas 28,56% gerem duas ou mais. Notou-se, também, que, sobre o tempo total de experiência na função, 28,56% dos entrevistados informaram que têm entre 16 – 20 anos como gestor e, sobre o tempo de gestão nas escolas atuais, 42,84% estão entre três e cinco anos na função. Conclui-se que, na comunidade escolar, todos os integrantes têm o seu devido papel, mas, diante da sua função, o gestor é a pessoa responsável por incentivar, apoiar e se mostrar disponível para ações desta natureza.
Abstract
We understand Environmental Education as being a block of theoretical-practical teachings that aims to make the individual attentive to the actions promoted by himself and realize the importance of these for the preservation and conservation of the environment, aiming at the well-being and health of all living things. The objective of this research was to survey the profile of school managers interviewed, as well as to analyze the contributions of managers to the promotion of knowledge about "Sustainability" and "Environment", contributing to Environmental Education in schools and society. This is a field research and presented a qualitative approach, being carried out in seven municipal public schools of the Regional V, in the city of Fortaleza. Seven school managers participated in this research, from the seven schools that were the scene of this research. A questionnaire and a semi-structured interview were used to collect data. Regarding the role of manager, 71.4% of respondents managed only one school, while only 28.56% managed two or more. It was also noted that 28.56% of the respondents reported that they had between 16 and 20 years of age as manager, and 42.84% of their three and five years in office. It is concluded that, in the school community, all the members have their proper role, but, given their role, the manager is the person responsible for encouraging, supporting and showing himself available for actions of this nature.