http://ojs.unc.br/index.php/revmedunc/issue/feed Revista de Medicina UNC 2024-06-25T17:16:52+00:00 Fernando Tureck fernando.tureck@professor.unc.br Open Journal Systems <p>A <strong>Revista de Medicina UNC </strong>é uma publicação da Editora UNC, organizada pela Escola de Medicina da Universidade do Contestado - UNC, que tem por finalidade a publicação de artigos de profissionais e estudantes de medicina e ciências afins, bem como a exploração de temas importantes para a formação médico-acadêmica. A Revista é publicada no formato online, com acesso livre e gratuito com objetivo de criar um espaço democrático de debate acadêmico ao alcance de todos, norteado pela excelência da produção científica. Estamos no. <strong>Instagram</strong>!. Siga-nos em @editoraunc</p> http://ojs.unc.br/index.php/revmedunc/article/view/5001 Ensino da semiologia a partir da mobilização dos alunos no contexto da pandemia 2024-06-25T17:16:52+00:00 Ivana da Rosa Iesbik ivanaiesbik@gmail.com Aline Haag aline.haag@aluno.unc.br Leonardo Trindade Buffara fernandotureck@gmail.com Fernando Tureck fernandotureck@professor.unc.br <p>A pandemia do COVID-19 trouxe um panorama totalmente desconhecido e cheio de incertezas na formação dos estudantes de medicina. Em curto espaço de tempo, as escolas médicas tiveram que se reinventar e implantar uma nova forma de ensinar medicina frente às medidas sanitárias de contenção da COVID-19, que previam entre outras ações, a suspensão das atividades presenciais tanto teóricas quanto práticas. Com a melhora da pandemia, alunos de medicina mobilizaram-se para a criação de um curso de extensão de semiologia, focado em aulas práticas, como forma de contornar as lacunas criadas pela pandemia. O presente relato de experiência tem como objetivo relatar as atividades realizadas pelos alunos na criação e desenvolvimento do curso de semiologia, bem como a percepção dos alunos que frequentaram o curso sobre o processo de ensino da semiologia. A mobilização dos estudantes que propuseram o projeto de extensão e atuaram como monitores permitiu que os alunos participantes das atividades pudessem ter um maior contato com os pacientes e desenvolvessem as suas habilidades para realizar anamnese, exame físico e raciocínio clínico. O feedback desses alunos demonstra a importância de buscar alternativas para contornar a suspensão das aulas presenciais, principalmente em disciplinas em que a vivência prática é fundamental.</p> 2024-06-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Medicina UNC