Ensino da semiologia a partir da mobilização dos alunos no contexto da pandemia

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/rmedunc.v3.5001

Palavras-chave:

COVID-19, Semiologia, Ensino médico

Resumo

A pandemia do COVID-19 trouxe um panorama totalmente desconhecido e cheio de incertezas na formação dos estudantes de medicina. Em curto espaço de tempo, as escolas médicas tiveram que se reinventar e implantar uma nova forma de ensinar medicina frente às medidas sanitárias de contenção da COVID-19, que previam entre outras ações, a suspensão das atividades presenciais tanto teóricas quanto práticas. Com a melhora da pandemia, alunos de medicina mobilizaram-se para a criação de um curso de extensão de semiologia, focado em aulas práticas, como forma de contornar as lacunas criadas pela pandemia. O presente relato de experiência tem como objetivo relatar as atividades realizadas pelos alunos na criação e desenvolvimento do curso de semiologia, bem como a percepção dos alunos que frequentaram o curso sobre o processo de ensino da semiologia. A mobilização dos estudantes que propuseram o projeto de extensão e atuaram como monitores permitiu que os alunos participantes das atividades pudessem ter um maior contato com os pacientes e desenvolvessem as suas habilidades para realizar anamnese, exame físico e raciocínio clínico. O feedback desses alunos demonstra a importância de buscar alternativas para contornar a suspensão das aulas presenciais, principalmente em disciplinas em que a vivência prática é fundamental.

Biografia do Autor

Ivana da Rosa Iesbik, Universidade do Contestado (UNC)

Médica graduada pela Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Aline Haag, Universidade do Contestado (UNC)

Médica graduada pela Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Leonardo Trindade Buffara, Universidade do Contestado (UNC)

Médico formado pela Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Fernando Tureck, Universidade do Contestado (UNC)

Médico graduado pela PUC-PR, Especialista em Clínica Médica pela Unifesp-EPM; Mestre em Ciências da Saúde – Saúde Coletiva pela Unifesp-EPM. Docente do curso de Medicina da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-06-25

Como Citar

Iesbik, I. da R. ., Haag, A., Buffara, L. T., & Tureck, F. (2024). Ensino da semiologia a partir da mobilização dos alunos no contexto da pandemia: um relato de experiência. Revista De Medicina UNC, 3, 01–08. https://doi.org/10.24302/rmedunc.v3.5001

Edição

Seção

Artigos