Grafias urbanas: o patrimônio profanado pela pichação

Autores

  • Bruno Strohmeyer Marques UNIVILLE
  • Ilanil Coelho UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v2i1.708

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural. Pichação. Joinville.

Resumo

Este artigo possui como temática central a analise da historicidade de pichações como uma forma de uso dos espaços urbanos e interpelação aos discursos históricos e identitários sucitados nos e pelos patrimônios culturais de Joinville no tempo presente. Estendendo o olhar para os complexos urbanos, analisando suas produções discursivas que estão interligadas por um sistema comunicativo, percebemos que as cidades contemporâneos atravessam constantes alterações nos modos de apropriação e usos do espaço. Assim, as pichações se desdobram como um uso tático dos espaços urbanos, podendo alterar seus significados, projetar em formato de escrita interpelações aos lugares, subvertendo ou desrespeitando suas fronteiras simbólicas e tornando-os praticado. A investigação procura, pois, problematizar as profanações cotidianas realizadas pelos citadinos e pensar a pichação para além do seu estigma de vandalismo.

Biografia do Autor

Bruno Strohmeyer Marques, UNIVILLE

Graduado em História pela UNIVILLE, bolsista capes do programa de mestrado em Patrimônio Cultural e sociedade da UNIVILLE.

Ilanil Coelho, UNIVILLE

Doutora em História Cultural, professora titular do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade e do Curso de História da UNIVILLE, Joinville, SC

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Publicado

2015-07-03

Como Citar

Marques, B. S., & Coelho, I. (2015). Grafias urbanas: o patrimônio profanado pela pichação. Profanações, 2(1), 75–89. https://doi.org/10.24302/prof.v2i1.708

Edição

Seção

Artigos