Economia solidária: alternativas para o desenvolvimento em São José do Barreiro/SP
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v5i2.871Palavras-chave:
Planejamento e Desenvolvimento Regional. Economia solidária. São José do Barreiro.Resumo
A economia solidária é definida como modelo de produção e de distribuição alternativo às contradições da dinâmica da economia capitalista, especialmente à concentração de renda. Esse modelo econômico está estruturado em princípios democráticos. Por esse motivo, a gestão de uma empresa solidária deve contar com a participação de todos os envolvidos em seu funcionamento. O objetivo deste trabalho é analisar o potencial de constituição de empreendimentos de economia solidária em São José do Barreiro. A economia solidária adquiriu visibilidade no Brasil, a partir da década de 1980, devido ao aumento do desemprego e do subemprego. Este estudo, de caráter exploratório, foi desenvolvido por meio de pesquisa documental, com abordagem qualitativa. De acordo com o Índice FIRJAN, o problema de São José do Barreiro encontra-se na dificuldade para a geração de novos postos de trabalho. Uma opção para a superação deste ponto de estrangulamento está na formação de cooperativas de trabalho voltadas à produção de artesanato e à agricultura familiar. Outro ponto para ser explorado é o turismo rural e o de aventura. Desse modo, conclui-se que a economia solidária pode contribuir com melhoria do bem-estar no município.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.