Crédito e desenvolvimento regional: uma análise da atuação das cooperativas de crédito
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v14.5363Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal, analisar a atuação recente das Cooperativas de Crédito (CCs) e sua contribuição para afetar os “padrões regionais de criação de crédito”, conforme a literatura pós-keynesiana. A metodologia empregada foi a análise de dados do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) e de estatísticas bancárias municipais disponibilizadas pelo Banco Central do Brasil, para o período de 2016 e 2021. O estudo utilizou como unidade de análise, a mesorregião Oeste de Santa Catarina. Foram realizados dois tipos de análises em nível de microrregiões, sendo, a evolução da atuação das CCs na região e o seu desempenho na criação de crédito regional. Os resultados indicaram que as CCs regionais acompanharam o movimento nacional do SNCC, com redução do número de cooperativas, expansão de postos de atendimento e do número de associados, em especial do segmento pessoa jurídica. Mais significativo, foi seu desempenho em relação a expansão da sua carteira de crédito classificada e de suas captações, que apresentaram crescimento superior aos dos bancos, atingindo 44% do total do crédito classificado na região em 2021. Esses resultados evidenciam que as CCs estão assumindo maior protagonismo no setor e afetando positivamente os “padrões regionais de criação de crédito”.
Palavras-chave: cooperativismo de crédito; setor bancário; crédito rural; moeda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.