Análise da produção científica sobre a relação entre logística reversa e resíduos eletroeletrônicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.4917

Resumo

O objetivo da pesquisa é investigar a produção científica internacional sobre a relação entre a logística reversa e resíduos eletroeletrônicos no período entre 2005 e 2022. A coleta dos estudos primários foi realizada na base de periódicos Web of Science, sendo tratados com critérios rígidos e preestabelecidos a partir do protocolo de Tranfield, Denyer e Smart (2003). O método de análise dos dados refere-se a técnica de Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que contou com o suporte dos pacotes bibliométricos VOSviewer e o Bibliometrix. A análise dos resultados explorou a produtividade dos autores e periódicos, assim como, a rede de relacionamento entre as palavras-chaves do corpus textual, identificando-se quatro clusters: (i) Gerenciamento; (ii) Logística Reversa; (iii) Projeto e, (iv) Barreiras. Enquanto contribuição, a pesquisa pode aumentar a conscientização em termos de políticas públicas por parte dos gestores públicos e sociedade civil, acerca dos desafios e impactos do lixo eletroeletrônico.

Palavras-Chave: Logística reversa. Resíduos eletrônicos. Leis da bibliometria.

Biografia do Autor

Wesley Vieira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq 1D. Maceió. Alagoas. Brasil.

Cézar Augusto Colussi, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Administração. Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió. Alagoas. Brasil.

Robson de Faria Silva, Universidade do Contestado (UNC)

Doutor em Administração. Professor da Universidade do Contestado (UNC), Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Luciana dos Santos Costa Vieira da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutora em Administração. Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió. Alagoas. Brasil.

Nuvea Kuhn, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria. Rio Grande do Sul. Brasil.

Fabíola Kaczam, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda em Administração. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS, 97105-900, Brasil.

Luciana Peixoto Santa Rita, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professora do Mestrado Profissional em Administração Pública em Redes (PROFIAP/AL). Pós-doutorado em Economia. Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Maceió. Alagoas. Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

Silva, W. V. da, Colussi, C. A., Silva, R. de F., Silva, L. dos S. C. V. da, Kuhn, N., Kaczam, F. ., & Santa Rita, L. P. (2023). Análise da produção científica sobre a relação entre logística reversa e resíduos eletroeletrônicos. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 589–607. https://doi.org/10.24302/drd.v13.4917

Edição

Seção

Artigos