Prevenção ao suicídio e os objetivos de desenvolvimento sustentável

obstáculos à Meta 3.4 da Agenda 2030 no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.4828

Resumo

A problemática da prevenção ao suicídio ganhou destaque nas últimas décadas, após a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificar a morte autoprovocada como “problema de saúde pública global”, no início do século XXI. O Brasil assumiu compromissos e aderiu às metas de redução da taxa social de suicídios planejadas por instituições internacionais, sendo a mais recente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluídos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste trabalho, discute-se as metas dos ODS nº 3, “Saúde e Bem-estar”, apresentando seus principais indicadores e analisando os dados relacionados à meta 3.4, que almeja reduzir o número de mortes prematuras, através da promoção de saúde mental e bem-estar. Trata-se de uma pesquisa documental e de natureza aplicada, sustentada por dados quantitativos e revisão crítica da literatura. Analisou-se que o Brasil possui políticas públicas que contribuem com os ODS, porém seus indicadores sociais e de saúde demonstram uma tendência negativa para o bem-estar social, acompanhado de aumento dos índices de suicídio.

Palavras-chave: Saúde Mental. Bem-estar. Políticas Públicas. ODS.

Biografia do Autor

Carlos Stavizki Junior, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional - PPGDR/UNISC (2021 - atual); Mestre em Desenvolvimento Regional (2021); Especialista em Atenção de Urgência e Emergência, realizado no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde - APESC/ Hospital Santa Cruz (2019); Bacharel em Serviço Social pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2017); Bacharel em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá - CESUMAR (2013); Membro do Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio de Santa Cruz do Sul - CMPS (desde 2017); Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Urbanos e Regionais - GEPEUR (desde 2019); Membro do Grupo de Estudos sobre Democracia e Políticas Públicas - GEDEPP (desde 2019); Pesquisador do Observatório do Desenvolvimento Regional (ObservaDR); Bolsista CAPES Modalidade 1 - Doutorado.

Virginia Elisabeta Etges, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Com formação em Geografia, possui mestrado em Geografia Humana (1990) - USP/SP, doutorado em Geografia Humana (1997) - USP/SP e Pós-Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Técnica de Berlim. Professora Titular do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação, atua como docente, pesquisadora e orientadora no Curso de Graduação em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Foi coordenadora do PPGDR durante os períodos de 1998 a 2003 e 2010 a 2015. Integrou a Comissão de Avaliação da Área PUR/De da CAPES no triênio 2007-2009. Integra o Grupo de Pesquisa em Geografia Agrária - USP (CNPq), e Lidera o Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional - UNISC (CNPq). É Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Suas atividades de pesquisa estão voltadas a temas de desenvolvimento regional, território, sustentabilidade, agricultura familiar, agroecologia e turismo rural.

Downloads

Publicado

2023-08-25

Como Citar

Stavizki Junior, C., & Etges, V. E. (2023). Prevenção ao suicídio e os objetivos de desenvolvimento sustentável: obstáculos à Meta 3.4 da Agenda 2030 no Brasil. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 324–338. https://doi.org/10.24302/drd.v13.4828

Edição

Seção

Artigos