Indústria de produtos para a saúde e os loci de suas competências científicas e tecnológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.4701

Resumo

A indústria de produtos para a saúde é intensiva em capital e em inovações e necessita de um ambiente institucional e empresarial favorável para se desenvolver, bem como de competências científicas e tecnológicas, que muitas vezes não se encontram disponíveis. O objetivo do artigo é realizar a identificação dos loci das competências científicas e tecnológicas do setor de equipamentos e materiais médicos, hospitalares, odontológicos e de diagnóstico no território brasileiro e discutir, a partir da literatura, como se deu o desenvolvimento de três aglomerações produtivas neste setor. Foi adotada a abordagem de sistema de inovação e seus conceitos derivados: arranjos produtivos locais e relação universidade-empresa. Os resultados obtidos apontam que, no caso da análise das competências científicas e tecnológicas, há uma aglomeração de grupos de pesquisas e empresas nas regiões Sudeste e Sul do país. Já no que se refere aos APLs, os resultados apontam que a articulação foi proposta pelas empresas, embora já houvesse interação entre empresas e instituições antes mesmo da formação dos APLs, e que esses APLs envolviam mais de 20 instituições e empresas. Os resultados obtidos ressaltam ainda  a importância da interação entre empresas e instituições de pesquisa localizadas em uma mesma região para incentivar o crescimento da indústria e a geração de inovações para o mercado. Assim, conclui-se que ainda há muito a se desenvolver neste setor no Brasil.

Palavras-chave: APL. EMHO. Campo Mourão. Pelotas. Ribeirão Preto.

Biografia do Autor

Caroline Miranda, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Mestra em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Doutoranda em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020-atual).

Lia Hasenclever, Universidade Candido Mendes - Campos

Graduada em Economia (1977), mestre em Economia Industrial (1988) e doutora em Engenharia de Produção (1997) todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada Aposentada da UFRJ em 2015. Atualmente é Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Regional e Gestão da Cidade, Pesquisadora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2023-08-25

Como Citar

Miranda, C., & Hasenclever, L. (2023). Indústria de produtos para a saúde e os loci de suas competências científicas e tecnológicas. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 339–357. https://doi.org/10.24302/drd.v13.4701

Edição

Seção

Artigos