Efeitos do FNO no desenvolvimento da mesorregião do Marajó no estado do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.4279

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar se, e em que medida, os valores liberados do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) influenciaram, no período analisado, as receitas diretas e os índices de desenvolvimento da Região de Integração do Marajó no Estado do Pará. Para a realização da pesquisa, foram coletados os valores liberados pelo FNO, as receitas diretas e os índices FIRJAN de Desenvolvimento, relativos aos 16 municípios que integram esta região; em corte temporal de 2010 a 2016 para os índices FIRJAN e, de 2010 a 2019, para o FNO e as receitas municipais, com tratamento dos dados por regressões em painel. Conclui-se que esta análise trouxe uma complexidade de resultados que antes não foram expostos e que levam a uma necessidade de aprofundamento de estudos para futuras discussões, na busca de soluções para a eficiência das políticas destinadas ao desenvolvimento social do estado do Pará.

Palavras-Chave: Fundo Constitucional do Norte. Desenvolvimento Regional. Indicadores Socioeconômicos. Região de Integração do Marajó.

Biografia do Autor

Carlos Benassuly Maués Filho, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Doutorando em Administração. Universidade da Amazônia - UNAMA. Belém. Pará. Brasil.

Márcia Athayde Moreira, Universidade Federal do Pará – UFPA

Pós-Doutora em Administração Estratégica e Empreendedorismo. Universidade Federal do Pará – UFPA.  Belém. Pará. Brasil.

Cyntia Meireles Martins, Universidade da Amazônia – UNAMA

Doutora em Ciências Agrárias. Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA e Universidade da Amazônia – UNAMA. Belém. Pará. Brasil.

Ronny Luis Sousa Oliveira, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutorando em Administração. Universidade da Amazônia - UNAMA. Belém. Pará. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Maués Filho, C. B., Moreira, M. A., Martins, C. M., & Oliveira, R. L. S. (2023). Efeitos do FNO no desenvolvimento da mesorregião do Marajó no estado do Pará. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 510–530. https://doi.org/10.24302/drd.v13.4279

Edição

Seção

Artigos