Efeitos do FNO no desenvolvimento da mesorregião do Marajó no estado do Pará
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v13.4279Resumo
O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar se, e em que medida, os valores liberados do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) influenciaram, no período analisado, as receitas diretas e os índices de desenvolvimento da Região de Integração do Marajó no Estado do Pará. Para a realização da pesquisa, foram coletados os valores liberados pelo FNO, as receitas diretas e os índices FIRJAN de Desenvolvimento, relativos aos 16 municípios que integram esta região; em corte temporal de 2010 a 2016 para os índices FIRJAN e, de 2010 a 2019, para o FNO e as receitas municipais, com tratamento dos dados por regressões em painel. Conclui-se que esta análise trouxe uma complexidade de resultados que antes não foram expostos e que levam a uma necessidade de aprofundamento de estudos para futuras discussões, na busca de soluções para a eficiência das políticas destinadas ao desenvolvimento social do estado do Pará.
Palavras-Chave: Fundo Constitucional do Norte. Desenvolvimento Regional. Indicadores Socioeconômicos. Região de Integração do Marajó.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.