Um retrato da reforma agrária na região Sul do Brasil com base no censo agropecuário 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.Dossie.3889

Resumo

Este artigo recorre à construção de tipologias para evidenciar a heterogeneidade do meio rural brasileiros e analisar a diversidade da agricultura familiar, em particular do público dos assentamentos da reforma agrária. Essas tipologias forma construídas a partir de informações do Censo Agropecuário 2017 e de registros administrativos, com o objetivo de delimitar, identificar e analisar comparativamente os estabelecimentos agropecuários da reforma agrária da Região Sul e discutir suas contribuições para o desenvolvimento rural. Os principais resultados apontam para uma grande diversidade de situações, mas algumas características são comuns: a) a reforma agrária é fonte de grande ocupação no campo: em 9 a cada 10 assentamentos, a intensidade no uso de mão de obra nas atividades é maior ou igual aos vizinhos; b) em termos de geração de renda, 6 em cada 10 assentamentos do sul do país geram valores de produção maiores ou iguais aos de seus vizinhos.

Palavras-chave: Reforma Agrária. Assentamentos. Produção e Renda Rural.

Biografia do Autor

Vicente Penteado Meirelles de Azevedo Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Integração Regional da América Latina e doutorando em Desenvolvimento Rural. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Porto Alegre. Rio Grande do Sul. Brasil.

Caio Galvão de França, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Sociologia e doutorando em Desenvolvimento Rural. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Recife. Pernambuco. Brasil.

Mauro Eduardo Del Grossi, Universidade de Brasília

Doutorado em Economia. Universidade de Brasília (UnB). Brasília. Distrito Federal. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-02-11

Como Citar

Marques, V. P. M. de A., França, C. G. de, & Del Grossi, M. E. (2022). Um retrato da reforma agrária na região Sul do Brasil com base no censo agropecuário 2017. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12(ed.esp.Dossie), 38–64. https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.Dossie.3889