Percepção ambiental na construção do desenvolvimento rural sustentável
uma avaliação junto a agricultores familiares da comunidade rural do Sítio Malhada – Crato/CE
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v13.3848Resumo
O objetivo da pesquisa é estimar a percepção ambiental de agricultores familiares da Associação dos Produtores Rurais da Fazenda São Silvestre, do Sítio Malhada, em Crato-Ceará. A metodologia utilizou análise exploratória-descritiva, com dados coletados de pesquisa primária, com aplicação de questionário semiestruturado. Foi calculado o Índice de Percepção Ambiental composto por três dimensões: percepção de hábitos e consumos sociais (IPHCS); percepção de impacto ambiental da atividade econômica (IPIAAE); percepção do impacto ambiental da atividade agrícola sobre a mão-de-obra (IPIAMO). Os resultados apontam para valor intermediário de percepção ambiental dos agricultores tanto no índice geral (IPA igual a 0,631), quanto nos índices IPHCS e IPIAMO, com valores 0,767 e 0,742, respectivamente. A dimensão percepção dos impactos da atividade econômica (agricultura) apresentou o valor mais baixo (0,444). Apesar do IPA apresentar resultado em nível intermediário, com destaque para o baixo resultado para IPIAAE, a percepção ambiental é uma construção permanente.
Palavras-chave: Percepção ambiental. Agricultura familiar. Meio ambiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.