As famílias de baixa renda

desafios do desenvolvimento brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.3364

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre os desafios do desenvolvimento brasileiro, tendo como ponto de partida o objetivo de examinar o tema relacionado à renda do trabalho e as necessidades básicas das famílias de baixa renda no Brasil. Foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica acrescido de uma pesquisa quantitativa baseada no emprego de indicadores econômicos e sociais pertinentes ao mercado de trabalho, à renda e aos gastos das famílias, utilizando dados de fontes oficiais. De onde observamos que, não bastasse a alta taxa de desemprego ainda prevalecente no país, a política trabalhista de salário, somada política econômica e à estrutura produtiva concentrada em atividades de baixa e de média tecnologia, tem perpetuado apreciável grau de dificuldade para que as famílias de baixa renda possam satisfazerem suas necessidades básicas e, assim, chegar ao fim do mês com alguma sobra financeira para investirem na melhoria de suas vidas.

Palavras-chave: trabalho; renda; necessidades básicas; políticas públicas; desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Leonardo H. Cardoso de Andrade, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Faculdade de Ciência Humanas e Sociais - UNESP de Franca/SP. Bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior - Demanda Social (05/2018-Atual), protocolo n. 1791588. Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário Municipal de Franca - Uni-FACEF (2016); Especialização em Gestão Financeira e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2003); Graduação em Administração com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade de Franca - UNIFRAN (2001).

Hélio Braga Filho, Centro Universitário Municipal de Franca - Uni-FACEF

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário de Franca (1977), mestrado em Administração pelo Centro Universitário de Franca (2000) e doutorado em Serviço Social pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social (2005). Atualmente é professor titular do Centro Universitário de Franca. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento local, desenvolvimento, economia, indústria e mercado de trabalho.

 

Helen Barbosa Raiz, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Pós-doutoramento na Universidade de Aveiro/Portugal (2013), Livre Docente (2011), Doutora (2001), Mestre (1995) e Graduada (1990) em Serviço Social pela UNESP/SP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Professora Adjunto da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Franca/SP. Atua na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Serviço Social (mestrado e doutorado). É pesquisadora/coordenadora de grupo registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pela UNESP: Núcleo de Pesquisa "Mentalidades e Trabalho: do local ao global". Representante docente da Comissão de Ética da Unesp e Vice-Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa-CEP/Unesp - Franca. Sua experiência acadêmica é na área de Serviço Social: Questão Social, Ética, Epistemologia, Axiologia, Pesquisa, Trabalho, Identidade, História Oral.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Como Citar

Andrade, L. H. C. de, Braga Filho, H., & Raiz, H. B. (2023). As famílias de baixa renda: desafios do desenvolvimento brasileiro. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 358–376. https://doi.org/10.24302/drd.v13.3364

Edição

Seção

Artigos