Confiança e sustentabilidade social
um estudo em cooperativas de materiais recicláveis
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.3084Resumo
O relacionamento dos atores internos com base na confiança é considerado fator-chave no sucesso das organizações. Tal premissa é válida também no contexto de empreendimentos solidários configurados em cooperativas. Assumindo que a confiança tem papel crucial no desenvolvimento de ações coletivas, este artigo tem como objetivo analisar as redes de confiança existente em seis cooperativas brasileiras de material reciclável. O procedimento de análise foi realizado com o uso do software Ucinet 6.0, para identificação das redes. Os resultados evidenciaram relações de confiança concentradas na figura do gestor principal, com pouca reciprocidade na interação entre os cooperados. As redes se mostraram pouco densas sendo que, em alguns casos, identificou-se a formação de clãs. No contexto do cenário pesquisado, ressalta-se a necessidade de melhoria da inserção social por meio de trabalho e renda da população em situação de vulnerabilidade.
Palavras-chave: Confiança. Análise de redes sociais. Cooperativas de recicláveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.