Educação ambiental e intervenção na microbacia do Lajeado Sabão, em Concórdia-SC
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.3013Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar o processo de uma experiência pedagógica ambiental desenvolvida na Escola de Educação Básica Professor Olavo Cecco Rigon, localizada na microbacia hidrográfica do Rio Lajeado Sabão, no Município de Concórdia-SC. No ano de 2016 iniciou-se o Projeto denominado “Conhecer e interagir com e na bacia hidrográfica da Escola”, financiado pela Agência Nacional de Águas e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. A metodologia adotada engloba a pesquisa-ação, aplicada exploratória, bibliográfica, de campo e qualitativa. O estudo ocorreu com duas turmas de terceiros anos do ensino médio. Dentre os resultados obtidos estão o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos sobre o tema gerador água, sobre a implementação de práticas ou tecnologias sociais de gestão, governança e preservação das águas e sobre a produção de materiais didáticos pedagógicos. A partir da temática, a pesquisa desenvolveu a educação ambiental de forma interdisciplinar e continuada com os estudantes, voluntários, população do entorno da microbacia, além de implementar projetos de intervenções nos espaços mencionados.
Palavras-chave: Águas. Desenvolvimento Regional. Educação Básica. Meio Ambiente.
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