Análise técnico-social da produção de biodiesel no Brasil e no desenvolvimento agrícola do norte de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2885Resumo
O cenário energético mundial caminha para busca por matrizes de energias renováveis. O biodiesel surge como um biocombustível renovável, de combustão mais limpa, gradualmente incorporado ao diesel convencional visando limitar o consumo de combustíveis fósseis e diminuir as emissões de poluentes e gases de efeito estufa. Nessa perspectiva, a partir da implementação do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel em meados de 2005, a produção de biodiesel no Brasil torna-se realidade. Diversas usinas de produção em larga escala foram construídas tendo no Norte de Minas Gerais a implementação da Usina Darcy Ribeiro, da Petrobrás Biocombustíveis. O objetivo desse artigo é analisar a produção de biodiesel no cenário brasileiro tendo um olhar especial para a produção deste combustível na região de Montes Claros e a implicação nas atividades da agricultura familiar regional. O trabalho foi realizado através da coletânea de informações bibliográficas referenciadas sobre as questões do biodiesel, do modelo de gestão da usina de biodiesel Darcy Ribeiro e sua atuação no Norte de Minas Gerais. A Usina utiliza diversos materiais na produção do biodiesel, mas o principal é o óleo de soja. A mamona, principal cultura dos agricultores familiares visando o fornecimento para a usina não apresentou boa rentabilidade e produtividade devido à falta de estudo do zoneamento agrícola, tendo sua área de campo reduzida drasticamente. A proposta governamental era criar um programa dirigido para agricultura familiar, sobretudo, a região Norte de Minas, para geração de renda no campo, redução da pobreza e desenvolvimento rural regional mas verificou-se o predomínio do agribusiness.
Palavras-chave: Biocombustíveis. Produção Sustentável. Agricultura Familiar. Desenvolvimento Regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.