A relação estado e terceiro setor no Brasil
elementos basilares e premências investigativas
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2830Resumo
No Brasil o terceiro setor surgiu enquanto alternativa para a crise do Estado de Bem-Estar Social e se consolidou, em parte, como um grande aliado na concretização das garantias sociais definidas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Em que pese os avanços nas áreas da educação, assistência social e saúde, ao serem convertidas às diretrizes governamentais, muitas das organizações não lucrativas, pré-existentes à redemocratização do país da década de 1980, distanciaram-se das bases comunitárias autônomas, fragilizando a ampliação dos espaços públicos de discussão e avaliação do papel do Estado. Este estudo foi desenvolvido com o propósito de contribuir com a discussão em questão, apresentando-se, ao mesmo tempo, proposições teóricas epistemológicas questionadoras da experiência brasileira, bem como, sugestões de linhas investigativas delas decorrentes, sobretudo diante da formulação das políticas públicas nacionais, cuja implementação depende, em decorrência da infraestrutura disponível, da complementação exercida pelas organizações sem fins lucrativos.
Palavras-chave: Terceiro setor. Filantropia. Garantias sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.