Ensinamentos sobre o desenvolvimento econômico local e a descentralização na américa latina
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2433Resumo
Há 15 anos, a revista CEPAL, em um número de abril de 2004, dava conta de um projeto de investigação cofinanciado pela Agência Técnica Alemã de Cooperação Internacional (então GTZ), na qual a evidência empírica derivada do estudo de quase 30 experiências como estudos de caso em sete países da América Latina, mostrava que a emergencia de iniciativas de desenvolvimento econômico local não se explicava unicamente pelo avanço dos processos de descentralização nos diferentes países da região, senão como resultado de um conjunto mais complexo de fatores surgidos desde os próprios territórios, com a mobilização e atuação de agentes locais, públicos e privados. Neste artigo se recordam os ensinamentos derivados daquela investigação realizada, na convicção de que possam seguir mantendo interesse. No obstante, no momento atual é preciso acrescentar os temas da sustentabilidade ambiental que naquele momento não eram ainda parte dos debates e que hoje devem ser abordados sem mais demora.
Palavras-chave: Desenvolvimento Econômico Local. Desenvolvimento Territorial. Descentralização. Democracia. América Latina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.