Tipificação de propriedades leiteiras administradas por jovens agricultores na região do planalto norte catarinense
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2055Resumo
O desenvolvimento e a aplicação de indicadores de sustentabilidade que auxiliem na tomada de decisões na pecuária leiteira é uma importante demanda atual. No Planalto Norte Catarinense a pecuária leiteira tem crescido por meio do apoio de entidades públicas, privadas e organizações de agricultores. Esse crescimento tem suscitado discussões sobre modelos produtivos locais, especialmente no público jovem, que tem uma maior expectativa de vida produtiva. Esse trabalho tem como objetivo tipificar as unidades produtoras de leite no Planalto Norte Catarinense com base nas características produtivas como ferramenta para explicar a eficiência da atividade. Foram aplicados questionários em julho de 2018 em 26 propriedades rurais onde os jovens são protagonistas. A tipificação das propriedades rurais ocorreu em função de dez variáveis. Os resultados indicam maior influência da geração de renda por área na atividade leiteira em comparação aos custos operacionais. Nesses dois eixos, as propriedades foram divididas em cinco grupos: alta eficiência produtiva; alta produtividade animal; alto custo operacional; baixa eficiência produtiva; intermediário. Os indicadores utilizados se mostraram eficientes para retratar a realidade da atividade leiteira e os resultados sugerem que para maior lucratividade na atividade leiteira, é necessário gerir bem a lotação animal, a produtividade animal e os custos operacionais.
Palavras-chave: Indicadores. Pecuária leiteira. Sustentabilidade. Sucessão rural. Tipificação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.