Capital transnacional na região do Contestado: um estudo de caso da Southem Brazil Lumber and Colonization Company
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v2i1.194Palavras-chave:
Desenvolvimento regional. Geografia econômica. História regional.Resumo
O presente trabalho tem como propósito discutir questões referentes a produção do espaço urbano, do município de Três Barras-SC, decorrente da ação da Southem Brazil Lumber and Colonization Company no início do século XX, através da sua company towm, bem como do impacto causado à população local, no que se refere aos aspectos socioculturais. Para tanto é focalizada a análise do empreendimento situando-o no cenário histórico e econômico da época. Outro ponto de interpretação está voltado às relações de produção da serraria, visto que, numa sociedade em que, até então, as relações de trabalho eram desconhecidas, os sujeitos menos favorecidos passaram a ter novas modalidades de controle: dos capangas dos coronéis para o controle do corpo de segurança da serraria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.