Marketing estratégico em territórios de baixa densidade

o caso de um município no sul do Brasil

Autores

  • Rodrigo Belmonte da Silva Universidad Nacional Autónoma de Misiones - AR
  • Eliseu Rodrigues de Lima Instituto Federal Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1837

Resumo

Na medida em que cidades e territórios ganham protagonismo, perante a economia globalizada, devem construir uma estratégia que lhes permitam definir produtos e buscar liderança. No entanto, os chamados territórios de baixa densidade, identificados  pelo baixo índice de densidade demográfica, alto grau de envelhecimento da população e êxodo dos jovens, são abatidos por graves problemas socioeconômicos, e apresentam dificuldades para promover desenvolvimento. Dessa forma, o objetivo deste trabalho, sob a ótica de marketing de lugares, é investigar o posicionamento e a imagem de um município de baixa densidade, localizado na região centro-oeste do Rio Grande do Sul, propondo estratégias para seu desenvolvimento econômico e social. A metodologia revela uma pesquisa qualitativa, realizada através de entrevista em profundidade com agentes locais divididos em dois grupos: (1) públicos: composto por funcionários, agentes públicos municipais e agentes políticos; (2) privados: empresários de destaque e gerentes de instituições financeiras. Para melhor compreensão e análise dos dados foram construídas matrizes com as respostas de cada grupo. Concluiu-se que o local deve reposicionar sua imagem sobre dois aspectos: o turismo e as agroindústrias. Para tanto, sugere-se que o posicionamento do município seja o Enoturismo, seguindo estratégias de imagem, atrações, infraestrutura e pessoas. Assim sendo, o presente trabalho tem relevante contribuição teórica, sob o ponto de vista do tema e sua relação com os territórios de baixa densidade, ainda pouco explorados no Brasil, e prática, sugerindo direcionamento estratégico para o desenvolvimento de um município com índices sociais e econômicos abaixo da média do Rio Grande do Sul.

Palavras-Chave: Marketing em Territórios. Desenvolvimento Regional. Territórios de Baixa Densidade.

Biografia do Autor

Rodrigo Belmonte da Silva, Universidad Nacional Autónoma de Misiones - AR

Doutorando em Administração - Universidad Nacional Autónoma de Misiones - UnaM - AR

Docente - Instituto Federal Farroupilha
Campus - São Vicente do Sul

Eliseu Rodrigues de Lima, Instituto Federal Farroupilha

Tecnólogo em Gestão Pública

Insituto Federal Farroupilha

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Publicado

2019-02-04

Como Citar

Silva, R. B. da, & Lima, E. R. de. (2019). Marketing estratégico em territórios de baixa densidade: o caso de um município no sul do Brasil. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 94–113. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1837

Edição

Seção

Artigos