Marketing estratégico em territórios de baixa densidade
o caso de um município no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1837Resumo
Na medida em que cidades e territórios ganham protagonismo, perante a economia globalizada, devem construir uma estratégia que lhes permitam definir produtos e buscar liderança. No entanto, os chamados territórios de baixa densidade, identificados pelo baixo índice de densidade demográfica, alto grau de envelhecimento da população e êxodo dos jovens, são abatidos por graves problemas socioeconômicos, e apresentam dificuldades para promover desenvolvimento. Dessa forma, o objetivo deste trabalho, sob a ótica de marketing de lugares, é investigar o posicionamento e a imagem de um município de baixa densidade, localizado na região centro-oeste do Rio Grande do Sul, propondo estratégias para seu desenvolvimento econômico e social. A metodologia revela uma pesquisa qualitativa, realizada através de entrevista em profundidade com agentes locais divididos em dois grupos: (1) públicos: composto por funcionários, agentes públicos municipais e agentes políticos; (2) privados: empresários de destaque e gerentes de instituições financeiras. Para melhor compreensão e análise dos dados foram construídas matrizes com as respostas de cada grupo. Concluiu-se que o local deve reposicionar sua imagem sobre dois aspectos: o turismo e as agroindústrias. Para tanto, sugere-se que o posicionamento do município seja o Enoturismo, seguindo estratégias de imagem, atrações, infraestrutura e pessoas. Assim sendo, o presente trabalho tem relevante contribuição teórica, sob o ponto de vista do tema e sua relação com os territórios de baixa densidade, ainda pouco explorados no Brasil, e prática, sugerindo direcionamento estratégico para o desenvolvimento de um município com índices sociais e econômicos abaixo da média do Rio Grande do Sul.
Palavras-Chave: Marketing em Territórios. Desenvolvimento Regional. Territórios de Baixa Densidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.