Mutações no mundo vitivinícola: a Indicação Geográfica como estratégia de qualificação

Autores

  • Volnei Krause Kohls Universidade Federal de Pelotas
  • Flávio Sacco dos Anjos Universidade Federal de Pelotas
  • Nádia Velleda Caldas Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v6i1.1068

Palavras-chave:

Indicações geográficas. Vitivinicultura. Estratégia de qualidade. Diferenciação. Titipicidade.

Resumo

Convencionalmente se reconhece a existência de dois grandes sistemas ou dinâmicas no âmbito da produção de vinhos em nivel mundial. De um lado, o que se veio a chamar de ‘velho mundo’, qual seja, a produção obtida em países da Europa, onde se valoriza, entre outros aspectos, o terroir e o savoir-faire dos vinicultores, bem como uma qualidade eminentemente associada à tradição. Por outra parte, o ‘novo mundo’, identificado com a produção gerada, sobretudo, nas Américas e Oceania, onde se valoriza o aspecto varietal e onde as empresas apostam por estratégias de marca e em esquemas de competitividade centrados nos preços e na padronização dos vinhos. O surgimento de experiências como o “Vale dos Vinhedos”, no Sul do Brasil, serve para mostrar uma ruptura nessa dualidade. Do mesmo modo, a introdução da componente varietal nas indicações geográficas europeias é outro aspecto que reforça o sentido dessa mudança, revelando, em última análise, as grandes transformações operadas no mundo vitivinícola.

Biografia do Autor

Volnei Krause Kohls, Universidade Federal de Pelotas

Facudade de Agronomia Eliseu Maciel - FAEM. Departamento de Ciências Sociais Agrárias. Área de Interesse: Administração Rural, Desenvolvimento Rural e Extensão Rural

Flávio Sacco dos Anjos, Universidade Federal de Pelotas

Facudade de Agronomia Eliseu Maciel - FAEM. Departamento de Ciências Sociais Agrárias. Área de Interesse: Sociologia Rural, Desenvolvimento Rural e Extensão Rural

Nádia Velleda Caldas, Universidade Federal de Pelotas

Facudade de Agronomia Eliseu Maciel - FAEM. Departamento de Ciências Sociais Agrárias. Área de Interesse: Sociologia Rural, Desenvolvimento Rural e Extensão Rural

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Publicado

2016-04-15

Como Citar

Kohls, V. K., Anjos, F. S. dos, & Velleda Caldas, N. (2016). Mutações no mundo vitivinícola: a Indicação Geográfica como estratégia de qualificação. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 6(1), 41–62. https://doi.org/10.24302/drd.v6i1.1068

Edição

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