Atendimentos priorizados e redução do tempo de espera: proposta de melhorias em um pronto atendimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v29.5498

Resumo

Organizações de várias naturezas e atividades têm buscado implementar melhorias em seus processos a partir dos conceitos da filosofia lean. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os tempos de atendimento dos pacientes que adentram ao Hospital Geral Alfa, e propor alternativas para reduzir o tempo de espera até a recepção do médico. Foram avaliados os tempos de espera entre os anos de 2017 a 2019, utilizando o Protocolo de Triagem de Manchester como referência. Verificou-se um total de 167.743 registros de atendimento, constatando não haver diferença estatística para os tempos de espera em situações classificadas como emergência, muito urgente e urgente. Observou-se, ainda, a prevalência de atendimentos para pacientes com risco intermediário (aproximadamente 84,43%). Depreendeu-se que tal fato, por sua vez, pode estar sobrecarregando a estrutura médica e de enfermagem, bem como impedindo que os casos prioritários sejam atendimentos em menor tempo. Com base nesses dados, a partir da metodologia 5W2H, foram propostas melhorias a fim de manter a estrutura médica hospitalar disponível para os casos mais graves e reduzir os tempos de atendimento para urgência e – sobretudo - emergência. Dentre as contribuições, citam-se à abordagem a problemas que impactam direta ou indiretamente a todos aqueles que necessitam de acolhimento e cuidados nos pronto-atendimento hospitalares e a ampliação das possiblidades para identificar potenciais causas do elevado tempo de espera em situações similares. A não consideração das situações relativas à pandemia de COVID-19 representa uma das limitações da pesquisa.

Palavras-chave: Lean healthcare; urgência e emergência; hospital, filas de espera.

Biografia do Autor

Fabricio Baron Mussi, Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Administração pela PUC.PR. Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Foz do Iguaçu. Paraná. Brasil.

Laís Carolini Krudycz, Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade. Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Foz do Iguaçu. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-11-04

Como Citar

Mussi, F. B., & Krudycz, L. C. (2024). Atendimentos priorizados e redução do tempo de espera: proposta de melhorias em um pronto atendimento. Ágora : Revista De divulgação científica, 29, 214–232. https://doi.org/10.24302/agora.v29.5498

Edição

Seção

Artigos