Comportamento de compra online no Brasil: motivações e fatores decisórios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v29.5435

Resumo

O crescimento exponencial das transações no comércio eletrônico (e-commerce) nos últimos anos destacou a necessidade de compreender o perfil e o comportamento de compra dos consumidores no ambiente online. Neste contexto, o propósito deste estudo é investigar as motivações e fatores decisórios que influenciam o comportamento de compra online dos consumidores em diversas regiões do Brasil, buscando assim contribuir para uma compreensão aprofundada das dinâmicas de consumo no contexto específico do e-commerce. Utilizando uma abordagem metodológica que combina pesquisa bibliográfica e empírica, este trabalho analisa dados primários coletados através de um questionário, com o objetivo de mapear as preferências e tendências de consumo no e-commerce. Os achados deste estudo oferecem insights para os varejistas na elaboração de estratégias mais eficazes de engajamento e promoção, alinhadas com a jornada de compra do consumidor online. Revela-se, ademais, que os consumidores valorizam determinados aspectos na seleção e compra de produtos online, frequentando assiduamente as plataformas digitais de varejo. A singularidade desta pesquisa está na sua contribuição para o entendimento detalhado do comportamento do consumidor online, auxiliando o varejo a melhorar suas práticas e abordagens para melhor atender e se conectar com seu público-alvo.

Palavras-chave: e-commerce; varejo; Brasil; comportamento do consumidor; compras online.

Biografia do Autor

Leticia Krupczak, Universidade Federal do Paraná

MBA em Marketing. Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba. Paraná. Brasil.

Claudimar Pereira da Veiga, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Administração. Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba. Paraná. Brasil.

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Publicado

2024-10-21

Como Citar

Krupczak, L., & Veiga, C. P. da. (2024). Comportamento de compra online no Brasil: motivações e fatores decisórios. Ágora : Revista De divulgação científica, 29, 196–213. https://doi.org/10.24302/agora.v29.5435

Edição

Seção

Artigos