Práticas de governança eletrônica municipal e sua correlação com variáveis socioeconômicas e contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v28.4209

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar as práticas de governança eletrônica municipal e sua correlação com variáveis socioeconômicas e contábeis. Para tanto, desenvolveu-se um estudo quantitativo e descritivo, mediante dados bibliográficos e documentais com uma amostra de municípios do Rio Grande do Sul (RS) com população superior à 200 mil habitantes. Dentre as variáveis socioeconômicas, os resultados destacam o PIB per capita, ao apresentar relação fraca e positiva com o Índice de Governança Eletrônica Municipal (IGEM), enquanto o IDEB apresenta relação fraca e negativa. Tais achados sinalizam que os municípios com melhores resultados no IGEM tendem a apresentar maiores PIB per capita e menores IDEB. Quanto às variáveis contábeis que apresentam relação com o IGEM, percebeu-se que a Índice de Liquidez (ILIQ) demonstra que a capacidade de pagamento faz com que os gestores sejam mais transparentes, enquanto a Dívida Consolidada Líquida (DCL) indica que quanto maior a dívida, menor é o IGEM. Os resultados enfatizam a importância da participação cidadã para evolução da sociedade, por meio da utilização dos portais eletrônicos como ferramentas de controle e acesso à informação. Espera-se que os resultados possam contribuir aos gestores públicos, no desenvolvimento de ações em atenção às demandas do cidadão, bem como aos demais municípios como framework para análise das suas práticas de governança eletrônica.

Palavras-chave: Governança eletrônica; Índices socioeconômicos e contábeis; Transparência.

Biografia do Autor

Cristiano Sausen Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Contabilidade (UFSC, 2019), Mestre em Administração (UFSM, 2013); Graduado em Ciências Contábeis e Arquivologia. Atua como professor no Departamento de Ciências Contábeis na UFSM, e no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis.

Ana Luisa Pivetta Bertagnoli, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Ciências Contábeis

Duanne Emanuel Leal Guimarães, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Contabilidade, UFSM;Especialista em Administração Pública, CESVALE (2018); Especialista em Orçamento e Contabilidade Pública, CEUT (2016); Graduado em Ciências Contábeis, UNB (2012).

Edicreia Andrade dos Santos, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Ciências Contábeis (2019) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Ciências Contábeis (2016) pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Gestão Financeira Empresarial (2014), em Empreendedorismo e Criação de Startups (2021), e em Ensino de Contabilidade (2021). Possui graduação em Ciências Contábeis (2012) e Licenciatura Plena em História (2007) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus de Irati/PR. Atualmente é Professora Assistente A da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2023-06-21

Como Citar

Soares, C. S., Bertagnoli, A. L. P., Guimarães, D. E. L., & Santos, E. A. dos. (2023). Práticas de governança eletrônica municipal e sua correlação com variáveis socioeconômicas e contábeis. Ágora : Revista De divulgação científica, 28, 23–46. https://doi.org/10.24302/agora.v28.4209

Edição

Seção

Artigos