A literatura como mecanismo de efetivação dos direitos humanos

Autores

  • Ana Cristina Debrum dos Santos Universidade do Contestado (UNC)
  • Elizeu Luiz Toporoski Universidade do Contestado (UNC)
  • Luiz Fernando Cortelini Meister Universidade de Girona

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3906

Palavras-chave:

Literatura, Direitos Humanos, bem incompreensível, efetivação

Resumo

O presente artigo pretende discutir uma proposta de ressignificação dos Direitos Humanos através da interseção entre Direito e Literatura, partindo do papel desta como agente de transformação social. A relevância do tema baseia-se no fato da Declaração Universal dos Direitos Humanos possuir caráter educacional, refletido na Base Nacional Comum Curricular. Assim, a Literatura é apresentada como recurso jurídico para tentar responder as mazelas sociais por intermédio de mudança cultural através seu processo de decodificação e papel fundamental na construção da personalidade do indivíduo que é capaz de causar reflexos positivos quanto a efetivação dos Direitos Humanos. Tem como objetivo relacionar a efetivação dos Direitos Humanos com o ensino da Literatura, esta capaz de incutir no indivíduo cultura de respeito a esses direitos, e correlacionar a Base Nacional Comum Curricular com esse processo de efetivação e por fim esboçar o processo de ressignificação dos Direitos Humanos através de uma análise da obra Vidas Secas de Graciliano Ramos. O presente trabalho foi construído através de revisão bibliográfica qualitativa relativa a autores das áreas do Direito, Sociologia Jurídica, Teoria da Literatura, Análise do Discurso e Psicologia da Educação, sendo a metodologia a abordagem dedutiva. Conclui-se que a Literatura é um meio de reflexão e exercício crítico, à medida que confronta o leitor por meio de problematizações, e sendo ela capaz de incutir no indivíduo uma compreensão de mundo, aliada ao Direito, torna-se uma ferramenta de ressignificação através de comparação subjetiva, logo assume um papel indispensável na efetivação dos Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Debrum dos Santos, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmica da 10ª fase do Curso de Direito da Universidade do Contestado. Licenciada em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa, Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade do Contestado

Elizeu Luiz Toporoski, Universidade do Contestado (UNC)

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007). Pós-Graduação (especialização) em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná/Faculdades Integradas do Brasil (2010). Mestre em Direito pelo Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Unibrasil (2016). Chefe de Cartório da 1ª Vara Cível de Mafra/SC desde março de 2013

Luiz Fernando Cortelini Meister, Universidade de Girona

Advogado. Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul e em Gestão Pública pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. MBA em Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, com Complementação para Docência Superior. Especialista em Direito Constitucional. Membro do Núcleo de Pesquisa em Direito Público do Mercosul - NUPESUL/PPGD/UFPR. Membro da Comissão de Assuntos Culturais da OAB/PR. Mestrado em Cultura Jurídica: Segurança, Justiça e Direito pela Universidade de Girona - Espanha e Universidade de Gênova - Itália (aguardando título). Course English Common Law pela University of London. Professor Substituto das disciplinas de História do Direito, Hermenêutica Jurídica, Direitos Humanos e Direito Processual Civil II na Universidade do Contestado - UnC. Escreve literatura sob o pseudônimo Nando São Luiz.

Downloads

Publicado

2022-07-28

Como Citar

Santos, A. C. D. dos, Toporoski, E. L., & Meister, L. F. C. (2022). A literatura como mecanismo de efetivação dos direitos humanos. Academia De Direito, 4, 1126–1145. https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3906

Edição

Seção

Artigos