Compliance e a administração pública: uma relação necessária ao estado brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5654

Palavras-chave:

lei anticorrupção, governança, transparência, canal de denúncias, lei das estatais

Resumo

O artigo explora a importância da implementação de programas de compliance na administração pública brasileira como um meio de promover a integridade, transparência e eficiência na gestão pública. Aborda o conceito de compliance, sua origem nos Estados Unidos e sua evolução no combate à corrupção e má gestão. A legislação estabelece sanções rigorosas para práticas ilícitas e incentiva a adoção de mecanismos preventivos. Além disso, o artigo discute o impacto da compliance na governança corporativa e na administração pública, mencionando casos relevantes como o Mensalão e a Operação Lava Jato, que reforçaram a necessidade de maior controle e fiscalização. A utilização de tecnologia, análise de dados e canais de denúncias é apresentada como um caminho promissor para garantir maior transparência e detecção de irregularidades. No entanto, desafios ainda permanecem, como a resistência cultural à mudança, a falta de recursos e a necessidade de capacitação dos servidores públicos. Para o desenvolvimento do trabalho, em relação aos aspectos metodológicos, a pesquisa se baseou em um procedimento monográfico, com o objetivo geral de revisar a literatura e produções técnicas, estando baseada no mapeamento qualitativo do material pesquisado, em uma abordagem hipotético-dedutiva no estudo da legislação, especialmente as leis anticorrupção (n. 12.846), das estatais (n. 13.303) e de acesso à informação (n. 12.527). O artigo conclui que o compromisso contínuo dos gestores públicos, a integração de tecnologia e a cooperação interinstitucional são cruciais para o sucesso das iniciativas de compliance.

Biografia do Autor

Michele da Silveira Schapieski, Universidade do Contestado (UNC)

Graduação em Direito pela UNC, Universidade do Contestado, Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Felipe Augusto Rodrigues Ambrosio, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professor da Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil. Advogado. 

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Schapieski, M. da S., & Ambrosio, F. A. R. (2024). Compliance e a administração pública: uma relação necessária ao estado brasileiro. Academia De Direito, 6, 4360–4373. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5654

Edição

Seção

Artigos