O papel da moda como traje típico e da propriedade intelectual na preservação do patrimônio cultural

Autores

  • Briane Luise Pires de Lima Universidade do Contestado (UNC)
  • Mariza Schuster Bueno Universidade do Contestado (UNC)
  • Patricia Minini Wechinewsky Guerber Universidade do Contestado (UNC) https://orcid.org/0000-0002-8381-5867

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5640

Palavras-chave:

Moda, patrimônio, cultura

Resumo

O presente artigo tem como propósito discutir como a moda, através dos trajes típicos, e as legislações da propriedade intelectual podem ser utilizadas para que o patrimônio cultural seja preservado. Ao investigar a interseção entre a moda e os direitos de propriedade intelectual, este estudo busca explicar de que maneira essas esferas podem contribuir para a salvaguarda e a valorização dos recursos culturais imateriais. O objetivo geral é analisar como a moda e os mecanismos de propriedade intelectual podem contribuir para a preservação e valorização do patrimônio cultural. Dessa forma, os objetivos específicos buscam conceituar o que é a moda, o patrimônio cultural e a propriedade intelectual; examinar também os mecanismos legais de propriedade intelectual e de proteção ao patrimônio cultural disponíveis para a proteção de elementos culturais e por conseguinte identificar exemplos de iniciativas na moda que visam preservar e valorizar o patrimônio cultural, tanto os casos de sucesso quanto os fracassos, para entender os fatores determinantes em cada situação. A metodologia utilizada no presente trabalho é dedutiva, de abordagem qualitativa e analítica e de caráter bibliográfico.

Biografia do Autor

Briane Luise Pires de Lima, Universidade do Contestado (UNC)

Graduanda em Direito pela Universidade do Contestado (UNC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil. 

Mariza Schuster Bueno, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Direito Positivo pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI Docente do curso de Direito da Universidade do Contestado - UNC. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Patricia Minini Wechinewsky Guerber, Universidade do Contestado (UNC)

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo Programa de pós-graduação strictusensu Doutorado em Desenvolvimento Regional –PDDR pela UNC. Mestre em Direito das Relações Internacionais e Integração da América Latina pela Universidad de La Empresa–Uruguai. Tem pós-graduação latu sensu em Direito Privado Contemporâneo pela UNC –Universidade do Contestado, em Direito Processual Civil pela UNIDERP e em Tradução de Inglês na Universidade Estácio de Sá. Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). Atualmente é coordenadora adjunta do curso de Direito e professora no curso de Direito da Universidade do Contestado (UNC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Lima, B. L. P. de, Bueno, M. S., & Guerber, P. M. W. (2024). O papel da moda como traje típico e da propriedade intelectual na preservação do patrimônio cultural. Academia De Direito, 6, 4147–4169. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5640

Edição

Seção

Artigos