Desconsideração da personalidade jurídica inversa: uma análise jurídica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5637

Palavras-chave:

desconsideração, Personalidade Jurídica, confusão patrimonial, desvio finalidade

Resumo

Este trabalho analisa o instituto da desconsideração da personalidade jurídica no direito brasileiro, com ênfase na desconsideração inversa, a qual visa proteger credores quando a personalidade jurídica é utilizada para ocultar bens pessoais de sócios e administradores. A pesquisa busca examinar os fundamentos teóricos e jurídicos que justificam a aplicação dessa medida, bem como identificar as hipóteses mais comuns de sua utilização, como o desvio de finalidade e a confusão patrimonial. O objetivo do estudo é discutir como a legislação e a jurisprudência brasileiras têm tratado a desconsideração da personalidade jurídica, além de apresentar uma análise crítica da função social da empresa em relação à proteção dos credores. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e análise jurisprudencial, com base nas normas do Código Civil e do Código de Processo Civil. A pesquisa conclui que, embora seja uma medida excepcional, a desconsideração, quando aplicada de forma criteriosa, garante a justiça e o equilíbrio nas relações empresariais, ao prevenir abusos e fraudes. A desconsideração inversa se mostra um instrumento essencial para coibir a utilização indevida da personalidade jurídica e assegurar que as obrigações dos sócios sejam efetivamente cumpridas. Assim, o trabalho contribui para o entendimento mais claro desse importante mecanismo jurídico.

Biografia do Autor

Graziele Martins Hirt, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmica do Curso de Direito da Universidade do Contestado, Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Elizeu Luiz Toporoski, Universidade do Contestado (UNC)

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-Graduação (especialização) em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná/Faculdades Integradas do Brasil. Mestre em Direito pelo Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Unibrasil. Docente da Universidade do Contestado (UNC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Hirt, G. M., & Toporoski, E. L. (2024). Desconsideração da personalidade jurídica inversa: uma análise jurídica. Academia De Direito, 6, 4085–4104. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5637

Edição

Seção

Artigos