A influência da mídia no tribunal do júri: uma abordagem sobre o impacto ao princípio da presunção da inocência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5627

Palavras-chave:

Tribunal do Júri, Presunção de inocência, liberdade de impresa, mídia

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a influência da mídia no Tribunal do Júri e suas implicações para o princípio da presunção de inocência. Ainda, cabe neste demonstrar como a exacerbada cobertura midiática, em casos de grande repercussão, pode moldar a opinião pública e antecipar julgamentos, que resultam na condenação dos acusados antes mesmo do contraditório, o que compromete a imparcialidade dos jurados. Para tanto, aborda-se o contexto histórico e o procedimento do Tribunal do Júri, assim como analisam-se os princípios que regem esse instituto, sobretudo, da presunção de inocência e da liberdade de imprensa. Desta análise, verificou-se que ambas são pilares fundamentais do Estado Democrático de Direito, que por sua vez, podem frequentemente entrar em conflito. Para o objetivo deste estudo, foi utilizado o método indutivo, com uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e explicativo, empregando-se para a coleta de informações, o procedimento da pesquisa bibliográfica e documental. O resultado parte da busca de um ponto de equilíbrio que garanta tanto a liberdade de imprensa quanto o direito à presunção de inocência, a fim da resolução da colisão desses direitos fundamentais e, para tanto, utiliza-se a ponderação, de acordo com as circunstâncias do caso concreto.

Biografia do Autor

Gabriela Wisovaty da Silva, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmica do Curso de Direito da Universidade do Contestado, Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Elizeu Luiz Toporoski, Universidade do Contestado (UNC)

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-Graduação (especialização) em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná/Faculdades Integradas do Brasil. Mestre em Direito pelo Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Unibrasil. Docente da Universidade do Contestado (UnC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Silva, G. W. da, & Toporoski, E. L. (2024). A influência da mídia no tribunal do júri: uma abordagem sobre o impacto ao princípio da presunção da inocência. Academia De Direito, 6, 4013–4036. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5627

Edição

Seção

Artigos