Breve análise sobre os votos e decisão na ADPF 347

Autores

  • Karoline Schumacher Zadorosny Fernandes Universidade do Contestado (UNC)
  • Paulo Silas Taporosky Filho Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5572

Palavras-chave:

Sistema Carcerário, Estado de Coisas Inconstitucional, ADPF 347

Resumo

Este estudo tem como objetivo realizar uma análise das decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 347, desde a concessão da medida cautelar até o julgamento de mérito. A metodologia empregada é qualitativa e documental, com revisão das bases jurídicas e dos argumentos apresentados nas decisões, além das construções doutrinárias e jurisprudenciais sobre o conceito de Estado de Coisas Inconstitucional (ECI), e sua aplicação no ordenamento jurídico brasileiro. Toda pesquisa foi baseada em documentos oficiais do STF, incluindo as decisões da ADPF 347 em sua integralidade e em análises jurídicas e acadêmicas sobre o tema. Foram exploradas as implicações jurídicas e sociais das decisões do STF, destacando os desafios e as perspectivas para a execução das medidas determinadas pela Corte para superar o ECI no sistema prisional brasileiro. É possível concluir que, embora a decisão do STF represente um avanço significativo no reconhecimento das falhas estruturais do sistema penitenciário brasileiro, a efetiva concretização das medidas enfrenta obstáculos consideráveis que ainda estão muito longe de serem superados.

Biografia do Autor

Karoline Schumacher Zadorosny Fernandes, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmica do curso de Direito da Universidade do Contestado (UNC). Campus Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Paulo Silas Taporosky Filho, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Direito (UNINTER); Especialista em Ciências Penais; Especialista em Direito Processual Penal; Especialista em Filosofia; Pós-graduando (lato sensu) em Teoria Psicanalítica; Bacharelando em Letras (Português); Professor de Processo Penal e Direito Penal (UNC e UNINTER); Advogado; Membro da Comissão de Prerrogativas da OAB/PR; Membro da Comissão de Assuntos Culturais da OAB/PR; Membro da Rede Brasileira de Direito e Literatura; Diretor de Relações Sociais e Acadêmico da Associação Paranaense dos Advogados Criminalistas (APACRIMI)

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Fernandes, K. S. Z., & Taporosky Filho, P. S. (2024). Breve análise sobre os votos e decisão na ADPF 347. Academia De Direito, 6, 3463–3479. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5572

Edição

Seção

Artigos