A humanização do sistema de justiça criminal: aplicação e eficácia da justiça restaurativa no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5562

Palavras-chave:

Justiça restaurativa, humanização da justiça, sistema criminal brasileiro

Resumo

O presente artigo busca analisar a aplicação da Justiça Restaurativa no Brasil, bem como a sua eficácia junto ao sistema penal, e sua influência no processo de humanização do sistema de justiça criminal. O objetivo geral é analisar a efetividade na implantação da Justiça Restaurativa abordando seus princípios fundamentais, suas principais características e os benefícios que pode oferecer para as vítimas, ofensores e para a sociedade como um todo. Visualizando também, os conceitos de abolicionismo penal e dignidade da pessoa humana em paralelo à busca por uma justiça pautada no diálogo. Em consequência, abordam-se os objetivos específicos que buscam conceituar a Justiça Restaurativa, com foco na sua aplicação e consequências, e por fim, analisar a como a Justiça Restaurativa influencia na morosidade processual, a superlotação carcerária e a alta reincidência criminal. A metodologia empregada será a dedutiva, utilizando como meio a análise de doutrinas, sites, artigos científicos, revistas, livros, textos legislativos e trabalhos monográficos. Em conjunto com os objetivos, a pesquisa será efetuada de forma teórica e qualitativa. Conclui-se primordialmente, a necessidade do sistema jurídico brasileiro adotar medidas para a efetiva implantação da Justiça Restaurativa, investindo em seu aprimoramento de forma abrangente e responsável, como modo de transformação, promovendo o novo conceito de punição criminal, de maneira mais justa e resiliente para todas as partes do conflito.

Biografia do Autor

Anna Laura Choikoski dos Santos, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmica Curso de Direito da Universidade do Contestado, Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Elizeu Luiz Toporoski, Universidade do Contestado (UNC)

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-Graduação (especialização) em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná/Faculdades Integradas do Brasil. Mestre em Direito pelo Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Unibrasil. Docente da Universidade do Contestado (UnC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Santos, A. L. C. dos, & Toporoski, E. L. (2024). A humanização do sistema de justiça criminal: aplicação e eficácia da justiça restaurativa no Brasil. Academia De Direito, 6, 3373–3394. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5562

Edição

Seção

Artigos