Aspectos gerais e procedimentais de aplicação da adjudicação compulsória extrajudicial

Autores

  • Julio Cesar Spuldaro Bettu Universidade do Contestado (UNC)
  • Ana Claudia Rockemback Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5543

Palavras-chave:

modalidade, registros públicos, procedimento, provimento, inovação

Resumo

O presente trabalho propõe analisar a natureza jurídica e realizar um estudo sobre o procedimento e aplicação na forma administrativa da Adjudicação Compulsória Extrajudicial com a finalidade compreender os benefícios proporcionados no âmbito da regularização de imóveis. Destaca-se a importância em determinar as hipóteses em que a adjudicação compulsória extrajudicial poderá ser aplicada. Portanto os objetivos são: no primeiro tópico, explorar o conceito de Adjudicação Compulsória Extrajudicial, além de examinar a definição legal e a natureza jurídica da adjudicação compulsória extrajudicial. No segundo tópico, a pesquisa identificará os limites da Adjudicação Compulsória Extrajudicial a fim de demonstrar os casos aplicáveis e as restrições previstas pelo Provimento 150 de 11/09/2023, em seus artigos 440-A ao 440-AM, da Corregedoria Nacional de Justiça, E por fim, o terceiro tópico avaliará as vantagens da Adjudicação Compulsória Extrajudicial, trazendo os benefícios trazidos pela introdução da adjudicação compulsória extrajudicial. A pesquisa será de natureza exploratória, focada na compreensão dos conceitos e forma de aplicação a ser executada pelos cartórios em relação a adjudicação compulsória extrajudicial. Adjudicação Compulsória Extrajudicial representa um importante mecanismo para a efetivação dos direitos de propriedade imobiliária, oferecendo um caminho alternativo à via judicial para a resolução de conflitos decorrentes de contratos de compra e venda.

Biografia do Autor

Julio Cesar Spuldaro Bettu, Universidade do Contestado (UNC)

Graduando em Direito pela Universidade do Contestado (UNC). Bacharel em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Pós-graduado em Gestão em Saneamento Básico e Drenagem Pluvial Urbana pela Uniasselvi.  Pós-graduando em Direito Notarial e Registral pela Faculdade Dom Alberto. Santa Cruz do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil. 

Ana Claudia Rockemback, Universidade do Contestado (UNC)

Professora Orientadora. Doutoranda e Mestra em Direitos Fundamentais no Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade do Oeste de Santa Catarina (PPGD Unoesc Chapecó). Especialista em Direito Médico e Processo Civil. Advogada e Professora na Universidade do Contestado – UNC. 

Downloads

Publicado

2024-12-10

Como Citar

Bettu, J. C. S., & Rockemback, A. C. (2024). Aspectos gerais e procedimentais de aplicação da adjudicação compulsória extrajudicial. Academia De Direito, 6, 3301–3325. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5543

Edição

Seção

Artigos