Guardiões da identidade: uma análise jurídica da proteção do patrimônio cultural imaterial no Brasil

Autores

  • Luciano Dias Vieira Universidade do Contestado (UNC)
  • Patricia Minini Wechinewsky Guerber Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5499

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural Imaterial, Identidade Cultural, Preservação

Resumo

O patrimônio cultural abrange elementos tangíveis e intangíveis, essenciais para a preservação da memória e identidade histórica de uma sociedade. Inclui além de monumentos e objetos, práticas, expressões e conhecimentos transmitidos entre gerações. O estudo aborda a problemática de como a proteção jurídica do patrimônio cultural imaterial influencia na preservação da identidade cultural. O objetivo geral é analisar essa proteção jurídica e seu impacto na preservação cultural. Especificamente, busca-se: a) analisar os fundamentos teóricos das leis e políticas de proteção; b) compreender as influências teóricas que moldam essas estratégias jurídicas; c) explorar a relação entre identidade cultural e proteção jurídica; e d) investigar a proteção efetiva do patrimônio imaterial no Brasil por meio dos projetos do IPHAN. A relevância do estudo reside na necessidade de proteger o patrimônio cultural imaterial em um contexto global de homogeneização cultural, promovendo uma abordagem participativa que envolve comunidades locais e órgãos governamentais. Adota-se o método dialético pela sua capacidade de abordar a complexidade da proteção do patrimônio imaterial, analisando as contradições e interações entre leis, políticas públicas e práticas culturais. Essa metodologia complementa a abordagem qualitativa e a revisão bibliográfica, facilitando a análise reflexiva dos diversos atores envolvidos na preservação cultural. Conclui-se que a proteção jurídica do patrimônio cultural imaterial é essencial para a preservação da identidade cultural no Brasil que salvaguarda a diversidade cultural e promove o respeito e a valorização das tradições culturais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e sustentável.

Biografia do Autor

Luciano Dias Vieira, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmico do Curso de Direito da Universidade do Contestado (UNC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil. 

Patricia Minini Wechinewsky Guerber, Universidade do Contestado (UNC)

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo Programa de pós-graduação strictu sensu Doutorado em Desenvolvimento Regional – PDDR pela UNC. Mestre em Direito das Relações Internacionais e Integração da América Latina pela Universidad de La Empresa – Uruguai. Docente do curso de Direito da Universidade do Contestado (UNC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

 

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Vieira, L. D., & Guerber, P. M. W. (2024). Guardiões da identidade: uma análise jurídica da proteção do patrimônio cultural imaterial no Brasil. Academia De Direito, 6, 3163–3185. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5499

Edição

Seção

Artigos