Dupla paternidade: o novo núcleo familiar a luz do Código Civil

Autores

  • Ana Paula Muniz dos Santos Universidade do Contestado (UNC)
  • Mariza Schuster Bueno Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5085

Palavras-chave:

Família, Dupla Paternidade, Socioafetividade, Multiparentalidade

Resumo

O presente artigo aborda a dupla paternidade no registro civil, que atualmente é admitida e cada vez mais comum no ordenamento jurídico brasileiro. A dupla paternidade consiste em ter nome de dois pais no registro civil, porém vai muito além disso, sendo necessário um vínculo de afeto e responsabilidades que causam consequências irreversíveis, pois uma vez feita, não poderá ser anulada. Este tema não possui lei específica, porém a doutrina e o Supremo Tribunal Federal são favoráveis e contam com o apoio da legislação da criança e do adolescente, da Constituição Federal e do Código Civil. Sendo assim, explana a partir das legislações mencionada, como funciona este processo e suas principais consequências. Ademais, compreender as situações possíveis e visar esclarecer dúvidas pertinentes sobre a possibilidade da dupla paternidade, visando consequências futuras. A metodologia adotada é qualitativa e o método de abordagem é dedutivo, realizado na diferentes legislações, doutrina, artigos científicos e jurisprudência sobre o tema. Observa-se que houve uma evolução no direito de família quanto à dupla paternidade no registro civil, gerando efeitos garantidores da dignidade da pessoa humana – nome familiar, status, honra, integridade psíquica e emocional, como garantias jurídicas: o direito à herança e ao pagamento de pensão alimentícia.

Biografia do Autor

Ana Paula Muniz dos Santos, Universidade do Contestado (UNC)

Graduanda em Direito pela Universidade do Contestado Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Mariza Schuster Bueno, Universidade do Contestado (UnC)

Mestre em Direito Positivo pela UNIVALI/SC, pesquisadora, professora do curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Mafra, Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Santos, A. P. M. dos, & Bueno, M. S. (2024). Dupla paternidade: o novo núcleo familiar a luz do Código Civil. Academia De Direito, 6, 3039–3060. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5085

Edição

Seção

Artigos