A utilização da holding patrimonial familiar como alternativa para reduzir custos em análise comparativa ao inventário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5069

Palavras-chave:

Holding familiar, Inventário, Patrimônio, Redução de custos

Resumo

O tema tratado neste trabalho diz respeito à criação de uma holding patrimonial familiar, a qual oferece vantagens em relação ao inventário tradicional. A holding simplifica o processo sucessório, evitando custos e burocracia associados ao inventário. Além disso, permite um planejamento tributário mais favorável e a transferência dos bens por meio da transferência de quotas da empresa. No entanto, é importante avaliar cada caso individualmente para determinar a opção mais adequada às necessidades da família. A metodologia bibliográfica utilizada para a elaboração deste artigo se baseou em uma extensa pesquisa de literata à especializada, que abrangeu fontes como livros, artigos acadêmicos, sites de instituições financeiras e jurídicas, além de jurisprudência relevante. A análise dos tópicos tratados neste trabalho foi realizada de forma cuidadosa e sistemática, seguindo os seguintes passos: Planejamento Sucessório, Desvantagens do Inventários Judicial Tradicional. Holding e, por fim, Vantagens da Holding Patrimonial Familiar em Relação ao Inventário.

Biografia do Autor

Yara Ventura, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmica de Direito. Universidade do Contestado (UNC). Santa Catarina. Brasil.

Felipe Augusto Rodrigues Ambrosio, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Ciência Jurídica pelo Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professor da Universidade do Contestado – Campus Mafra, e membro pesquisador do grupo de pesquisa Direito Contemporâneo e Cidadania. Advogado. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Ventura, Y., & Ambrosio, F. A. R. (2024). A utilização da holding patrimonial familiar como alternativa para reduzir custos em análise comparativa ao inventário. Academia De Direito, 6, 2931–2945. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5069

Edição

Seção

Artigos