O constitucionalismo abusivo perante a democracia

Autores

  • Ketlin Cristina Rodrigues Universidade do Contestado (UNC)
  • Eduardo Borges Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5048

Palavras-chave:

Constitucionalismo abusivo, Direitos fundamentais, Erosão da democracia

Resumo

O presente artigo através de pesquisa bibliográfica e jurisprudencial busca analisar o constitucionalismo abusivo e os impactos causados na democracia. Esse fenômeno se perpetua através de emendas constitucionais ou substituição de uma constituição por outra e tem como finalidade minar e atacar as instituições democráticas de direito. De início fez-se necessário abordar os conceitos e fundamentos teóricos referente ao fenômeno. Outrossim, foram elencados as características e modalidades do constitucionalismo abusivo para melhor identificá-lo, nesse sentido, foi possível identificar como características a manipulação do processo constituinte, a supressão de direitos fundamentais e a concentração excessiva de poderes, referente as modalidades baseiam-se no constitucionalismo episódico e no constitucionalismo abusivo estrutural. Por fim, foram analisados os impactos que podem ocorrer na democracia sendo um dos principais impactos a erosão na democracia bem como o retrocesso de todos os direitos conquistados através dela. Conclui-se que o fenômeno do constitucionalismo abusivo e o aumento de suas práticas é muito preocupante pois ocasiona em uma erosão na democracia e diminuição dos direitos fundamentais.

Biografia do Autor

Ketlin Cristina Rodrigues, Universidade do Contestado (UNC)

Graduada em Direito. Universidade do Contestado. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Eduardo Borges, Universidade do Contestado (UNC)

Graduado em Direito pela Universidade do Contestado (2013). Universidade do Contestado. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-05

Como Citar

Rodrigues, K. C., & Borges, E. (2024). O constitucionalismo abusivo perante a democracia. Academia De Direito, 6, 2814–2836. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5048

Edição

Seção

Artigos