A responsabilidade penal pelos maus-tratos aos animais

Autores

  • Regina Pegorini Universidade do Contestado (UNC)
  • Maristela Heinen Gehelen Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5041

Palavras-chave:

Maus-Tratos, Animais, Responsabilidade Penal

Resumo

A proteção animal vem sendo violada há séculos diante da negligência humana em cessar os atos de crueldade contra os animais e da ineficácia das normas existentes para protegê-los. Trata-se de pesquisa de revisão bibliográfica num sentido amplo, com o uso de periódicos, livros, dissertações, teses e artigos de website, para garantir a segurança jurídica e a concretização do direito fundamental à vida e dignidade dos animais, amparados por valores e regras presentes na Legislação Pátria. Torna-se essencial a compreensão do direito dentro de uma problemática tão grandiosa como é a proteção animal na atualidade. O presente artigo tem como objetivo geral descrever os tipos de crueldade cometidas contra os animais e destaca a aplicação ineficaz do art. 32 da Lei 9.605/98, principal mecanismo legal para penalizar os responsáveis por maus-tratos. Explorou-se a perspectiva doutrinária emergente, que agora reconhece os animais como sujeitos de direitos, apesar de ainda serem categorizados como propriedades pelo Código Civil. Este tema destaca a urgência de reconhecer os direitos dos animais, considerando sua condição como seres vivos com sensações físicas e emocionais. Além disso, enfatiza a necessidade imperativa de assegurar proteção e cuidados para garantir o bem-estar animal, em paralelo aos direitos humanos. Em última análise, a pesquisa busca promover o respeito pelos animais e defender o direito fundamental à vida, intrínseco a todas as formas de existência.

Biografia do Autor

Regina Pegorini, Universidade do Contestado (UNC)

Graduada em Direito. Universidade do Contestado (UNC). Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Maristela Heinen Gehelen, Universidade do Contestado (UNC)

Mestranda no PPGSP, em associação UNC, UNIVILLE, UNESC e UNIPLAC (2022-2023). Pós-Graduação em Direito Tributário pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Graduação em Direito pela Universidade Paranaense (2001) e graduação em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Superior da Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1985). Professora de Direito da Universidade do Contestado (UNC). Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-05

Como Citar

Pegorini, R., & Gehelen, M. H. (2024). A responsabilidade penal pelos maus-tratos aos animais. Academia De Direito, 6, 2728–2751. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5041

Edição

Seção

Artigos