O adolescente infrator e a efetividade da aplicação da medida socioeducativa de liberdade assistida

Autores

  • Sthefany Cristhine de Oliveira Universidade do Contestado (UNC)
  • Mariza Schuster Bueno Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5022

Palavras-chave:

Adolescente, Ato infracional, Medida Socioeducativa, Liberdade assistida

Resumo

O presente artigo visa à análise e a efetividade da medida socioeducativa de liberdade assistida imputada aos adolescentes infratores, com forma de ressocialização. Os objetivos específicos buscam abordar os direitos da criança e do adolescente; analisar o ato infracional e a liberdade assistida; e observar a aplicação das medidas socioeducativas com foco na liberdade assistida e a ressocialização do adolescente infrator. A metodologia adotada é qualitativa e segue o método dedutivo, com fundamento na legislação pertinente, obras jurídicas e artigos científicos sobre a temática adotada, bem como entendimento jurisprudencial. Conclui-se que a ressocialização dos adolescentes infratores que cumprem medida socioeducativa de liberdade assistida possui maior efetividade em razão do cumprimento em liberdade, diferentemente de quando ocorrem em estado de privação de liberdade, em que as condições que os estabelecimentos proporcionam aos adolescentes infratores são degradantes e, inclusive, podem acabar contribuindo para a reincidência.

Biografia do Autor

Sthefany Cristhine de Oliveira, Universidade do Contestado (UNC)

Graduada em Direito pela Universidade do Contestado Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Mariza Schuster Bueno, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Direito Positivo pela UNIVALI/SC, pesquisadora, professora do curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Mafra, Santa Catarina. Brasil.

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Publicado

2024-12-04

Como Citar

Oliveira, S. C. de, & Bueno, M. S. (2024). O adolescente infrator e a efetividade da aplicação da medida socioeducativa de liberdade assistida. Academia De Direito, 6, 2617–2636. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5022

Edição

Seção

Artigos