A morosidade do processo de adoção nacional, frente a Lei n. 12.010/2009

Autores

  • Gabriel José Ribas de Oliveira Universidade do Contestado (UNC)
  • Mariza Schuster Bueno Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5021

Palavras-chave:

Adoção, Morosidade, Processo, Crianças e adolescentes

Resumo

O presente artigo examina os desafios que afetam a morosidade do processo de adoção nacional e as exigências legais estabelecidas pela Lei n. 12.010/2009, como questões burocráticas e entraves judiciais. Essa análise revela que, apesar de melhorias trazidas pela lei, buscando beneficiar esse processo, a implementação efetiva ainda enfrenta alguns obstáculos, como a ausência de infraestrutura adequada nos órgãos de proteção à criança e ao adolescente. Além disso, processos judiciais complexos e escassez de profissionais especializados têm prolongado a espera das crianças por um lar. Este estudo enfatiza a necessidade de implementação de medidas para agilizar o sistema, como investimento em capacitação de profissionais, modernização de procedimentos e estímulo da sociedade para obter mais atitudes adotivas e motivar as pessoas interessadas a mudar as características das crianças que desejam. O artigo conclui que apesar dos avanços e dos esforços implementados, a morosidade do processo de adoção nacional ainda é preocupante e necessita de ações coordenadas e contínuas para assegurar as crianças e adolescentes aptos para a adoção que encontrem um lar e uma família que proporcione um ambiente seguro e amoroso.

Biografia do Autor

Gabriel José Ribas de Oliveira, Universidade do Contestado (UNC)

Graduado em Direito, Universidade do Contestado Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Mariza Schuster Bueno, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Direito Positivo pela UNIVALI/SC, pesquisadora, professora do curso de Direito da Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-04

Como Citar

Oliveira, G. J. R. de, & Bueno, M. S. (2024). A morosidade do processo de adoção nacional, frente a Lei n. 12.010/2009. Academia De Direito, 6, 2593–2616. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5021

Edição

Seção

Artigos