Revisão tributária para empresas de pequeno porte no regime do Simples Nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5017

Palavras-chave:

tributação, empresa, SIMPLES Nacional, restituir

Resumo

O presente artigo visa demonstrar como deve ocorrer a tributação para empresas de pequeno porte enquadradas no regime do simples nacional, sendo que a criação do referido regime tem como objetivo trazer diversos benefícios, a fim de tornar a tributação mais simplificada, para que empresas menores consigam expandir economicamente. A tributação no simples nacional ocorre de forma unificada, englobando diversos tributos em uma única guia de pagamento, todavia, mesmo com um regime tributário mais benéfico, as empresas ainda enfrentam problemas na rotina tributária. Utilizando a pesquisa através do método dedutivo, pode-se verificar que muitas empresas são prejudicadas pelo pagamento indevido ou a maior de tributos, sendo que este pagamento pode ser ressarcido às empresas, conforme preceitua a constituição federal e o código tributário nacional.

Biografia do Autor

Rafaela da Silva Portella , Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmica de Direito. Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Elizeu Luiz Toporoski, Universidade do Contestado (UNC)

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-Graduação (especialização) em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná/Faculdades Integradas do Brasil. Mestre em Direito pelo Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Unibrasil. Docente da Universidade do Contestado (UnC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-04

Como Citar

Portella , R. da S., & Toporoski, E. L. (2024). Revisão tributária para empresas de pequeno porte no regime do Simples Nacional. Academia De Direito, 6, 2577–2592. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5017

Edição

Seção

Artigos