O uso medicinal da cannabis: aspectos legais do acesso à medicação

Autores

  • Rafael Wolf Rauen Universidade do Contestado (UNC)
  • Elizeu Luiz Toporoski Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4982

Palavras-chave:

Cannabis, Canabinoides, Epilepsia, ANVISA

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre o uso medicinal da cannabis, assim como analisar os aspectos legais referentes às autorizações de cultivo tanto para pessoa física, como para associações de pacientes que fazem o uso das suas propriedades medicinais, comentar sobre as legislações que permitiram e vêm a permitir a importação de produtos contendo canabinoides, além de abordar a possibilidade de custeio do tratamento pelo SUS. A metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico e documental pelo meio qualitativo com o objetivo de fazer um estudo do avanço no que concerne a regulamentação do uso para fins medicinais, bem como se há necessidade de atualização legislativa.

Biografia do Autor

Rafael Wolf Rauen, Universidade do Contestado (UNC)

Graduando em Direito, Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Elizeu Luiz Toporoski, Universidade do Contestado (UNC)

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-Graduação (especialização) em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná/Faculdades Integradas do Brasil. Mestre em Direito pelo Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Unibrasil. Docente da Universidade do Contestado (UNC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-11-29

Como Citar

Rauen, R. W., & Toporoski, E. L. (2024). O uso medicinal da cannabis: aspectos legais do acesso à medicação. Academia De Direito, 6, 2255–2272. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4982

Edição

Seção

Artigos