A responsabilidade civil pela devolução de crianças e adolescentes no processo de adoção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4975

Palavras-chave:

adoção, desistência, abandono, responsabilidade civil

Resumo

Tendo em vista que a adoção é um instituto jurídico que estabelece vínculos familiares irrevogáveis, o presente estudo trata sobre o retorno às instituições de acolhimento de crianças e adolescentes em processo de adoção, a fim de verificar a responsabilidade civil que recai sobre os pais desistentes. Para tanto, expôs-se a forma como se dá o processo de adoção no país, quais são os seus requisitos e fases, estudando a responsabilidade civil que recai sobre os adotantes que dela desistem, analisando-se, ainda, algumas decisões de Tribunais e do Superior Tribunal de justiça que enfrentaram o tema. Diante disso, verificou-se que a responsabilidade civil em casos de devolução pode recair sobre os pais adotantes, abrangendo vários aspectos, bem como que essas medidas não só compensam danos, mas também promovem consciência sobre a seriedade da adoção e o comprometimento necessário, além de observar que a jurisprudência busca reforçar a prioridade do bem-estar e dos direitos das crianças e dos adolescentes, dada sua condição de seres humanos em desenvolvimento. O estudo aqui realizado fora predominantemente através do método dedutivo, através de análise qualitativa sendo que o material de pesquisa utilizado foi, em sua maioria, bibliográfico, através da seleção de obras literárias e artigos científicos e análise jurisprudencial.

Biografia do Autor

Eduardo Matias Krull, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmico do Curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Cilmara Corrêa de Lima Fante, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre e Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado. Professora no curso de Direito da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil. Advogada.

 

Downloads

Publicado

2024-11-29

Como Citar

Krull, E. M., & Fante, C. C. de L. (2024). A responsabilidade civil pela devolução de crianças e adolescentes no processo de adoção. Academia De Direito, 6, 2183–2207. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4975

Edição

Seção

Artigos