A importância da publicidade no mercado consumidor e os desafios frente ao avanço tecnológico: um olhar à proteção de dados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4569

Palavras-chave:

Proteção de dados, Publicidade, Mercado consumidor

Resumo

O presente artigo tem como tema a importância da publicidade no mercado consumidor e os desafios frente ao avanço tecnológico: um olhar à proteção de dados. Partindo do objetivo de investigar a tutela de proteção de dados no país bem como a relação da mesma com a publicidade, analisando a importância da publicidade no mercado consumidor e também a regulamentação da mesma no Código de Defesa do Consumidor com o objetivo final de relacionar as publicidades importunadoras com a proteção de dados do consumidor frente tais publicidades. O problema no presente tema se dá em decorrência do surgimento da legislação de proteção de dados e os possíveis impactos que essa nova legislação irá gerar nas publicidades relacionadas ao consumo. Para a produção do artigo utilizou-se do método de pesquisa dedutivo, baseando em pesquisa bibliográfica, composta de doutrina, legislação e jurisprudência. Obtendo-se assim resultados positivos, como o entendimento da importância da publicidade no mercado consumidor e os desafios frente ao avanço tecnológico, e também, a importância da proteção de dados pessoais frente as publicidades em relação ao grande avanço tecnológico dos últimos tempos.

Biografia do Autor

Humberto Luis Schwanke, Universidade do Contestado (UNC)

Graduando em Direito, Universidade do Contestado, Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Lucas Serafini, Universidade do Contestado (UNC)

Mestrando em Direito pela Atitus Educação – Passo Fundo/RS - (PPGD/ATITUS). Advogado e Professor Universitário junto a Universidade do Contestado - UNC. Especialista em Relações Internacionais com Ênfase em Direito Internacional, pelo Instituto Damásio de Direito. Especialista em Ensino Remoto, Ensino a Distância e Metodologias Ativas, pela FAMEESP - Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo. Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil: Novas Tendências, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus de Erechim/RS. Especialista em Direito Processual do Trabalho e Direito Previdenciário, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus de Erechim/RS. Graduado em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus de Erechim/RS.

Downloads

Publicado

2024-10-30

Como Citar

Schwanke, H. L., & Serafini, L. (2024). A importância da publicidade no mercado consumidor e os desafios frente ao avanço tecnológico: um olhar à proteção de dados. Academia De Direito, 6, 1695–1712. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4569

Edição

Seção

Artigos