Publicidade abusiva e a hipervulnerabilidade agravada do consumidor idoso nos contratos de empréstimo consignado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4473

Palavras-chave:

capitalismo, mercado de consumo, publicidade direcionada, empréstimo abusivo, empréstimo consignado

Resumo

O artigo examina como um ambiente de alta competitividade e publicidade agressiva convergem para práticas de contratos abusivos, máxime a realização de empréstimos consignados em desfavor das pessoas idosas. Nesse sentido, a pesquisa faz uso de uma abordagem quali-quantitativa, em um método hipotético dedutivo no estudo da legislação, e  fenomenológico quanto ao endividamento e ofertas de publicidade abusiva, e enquanto técnica de pesquisa, documentação bibliográfica e legislativa. Aborda a figura do hipervulnerável e sua inserção no contexto de liquidez contemporânea e hiperconsumo, analisando ainda a publicidade abusiva e a figura dos empréstimos consignados e do assédio praticado contra os consumidores idosos hipervulneráveis. Conclui verificando os prejuízos econômicos decorrentes de tal prática, e da essencial atuação das entidades de proteção ao consumidor, do Ministério Público e do Estado, na fiscalização, prevenção e repressão

Biografia do Autor

Millena Gabriela Fabienski, Universidade do Contestado (UNC)

Graduação em Direito pela Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Felipe Augusto Rodrigues Ambrosio, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professor da Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil. Advogado.

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

Fabienski, M. G., & Ambrosio, F. A. R. (2024). Publicidade abusiva e a hipervulnerabilidade agravada do consumidor idoso nos contratos de empréstimo consignado. Academia De Direito, 6, 2481–2506. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4473

Edição

Seção

Artigos