(In) constitucionalidade na confissão do acordo de não persecução penal regulamentado pela lei 13.964/19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4469

Palavras-chave:

lei anticrime, legislação penal, princípios constitucionais, reforma penal

Resumo

A incorporação do Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) ao ordenamento jurídico brasileiro, apesar de se tratar de algo novo, tem gerado uma série de polêmicas. Em virtude de o instituto configurar uma forma de justiça penal negocial, submete-se a alguns princípios norteadores, como o devido processo legal, ampla-defesa e contraditório, presunção de inocência e não autoincriminação. Nesse sentido, o presente artigo analisa uma possível inconstitucionalidade do papel obrigatório da confissão para a celebração do acordo. Primeiramente será abordado os aspectos do acordo, passando pela forma de justiça negocial que o instituto se enquadra, pelo modelo ao qual este foi inspirado e seus requisitos, tendo em foco o da confissão. Prossegue com o estudo aos princípios constitucionais junto à possível infração que o papel obrigatório da confissão possa trazer a estes. E finaliza com uma consideração final a qual aponta contradições e inconsistências em relação aos mecanismos do acordo, visando uma maior necessidade ao aprofundamento nos estudos para que assim o instituto atinja sua máxima efetividade. Além disso, o trabalho se baseia por meio do método estruturalista, com uma abordagem dialética, e enquanto a técnica de pesquisa, documentação bibliográfica e legislativa.

Biografia do Autor

Gustavo Ratochinski, Universidade do Contestado (UNC)

Graduação em Direito da Universidade do Contestado - UNC - Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Felipe Augusto Rodrigues Ambrosio, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professor da Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil. Advogado.

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

Ratochinski, G., & Ambrosio, F. A. R. (2024). (In) constitucionalidade na confissão do acordo de não persecução penal regulamentado pela lei 13.964/19. Academia De Direito, 6, 2407–2423. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4469

Edição

Seção

Artigos